Pisca-alerta

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora: Alcina Maria de Souza Cardoso
Ilustradora: Neli Aquino

 
O sinal está verde para você entrar nas páginas desta história e passar por suas placas e sinais de trânsito.

 
ISBN: 978-85-7671-165-0
Nº de páginas: 12
Formato: 24x24 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção: Aprendendo a voar
 

ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: educação para o trânsito, cidadania, meio ambiente.
 
Educador, convidamos você a compartilhar o livro “Pisca-alerta” com os alunos através de algumas atividades:
- Trabalhe lateralidade oferecendo maior segurança no transitar e possibilite a localização de ruas no ambiente.
- Identifique as cores de segurança no trânsito. Desenhe os sinais em uma folha de papel e peça aos alunos para colorir.
- Confeccione bonecos fantoches, os quais serão interlocutores nas informações para a prevenção no transitar. Crie uma personagem principal, o mascote da turma na prevenção de riscos no ambiente.
- Organize uma peça teatral com as crianças, fazendo uso desse personagem.
- Identifique os diferentes símbolos e sinais direcionados para pedestres, incluindo aqueles direcionados para as crianças.
- Converse com as crianças sobre a importância do agente de trânsito. Os sinais: movimento dos braços, sinal sonoro (apito).
- Peça aos alunos que façam o desenho da rua onde moram identificando: segurança, sinalização, pontos de referência para se chegar à residência.
- A rua da escola. Como você vê a rua da sua escola?
- Coloque uma melodia nos versos do texto do livro “Pisca-alerta”. Organize uma banda com instrumentos alternativos: garrafa PET, tampa de panela, colher, chocalho (com arroz, feijão em latinha ou em garrafa PET) etc.
- Converse com os alunos informando que existe um Código de Trânsito Brasileiro, uma lei que protege motoristas, pedestres e passageiros. Lei no 9.503, de setembro de 1997.
- Cinto de segurança é obrigatório de acordo com essa lei do trânsito.
- Visite um espaço vivencial (transitolândia), caso a sua cidade ofereça essa opção.
- Marcar no chão da sala de aula ou no pátio da escola uma via urbana, semelhante a uma transitolândia ou espaço vivencial.
- Bicicleta, bola, skate, patins, pipa: identifique os lugares no ambiente que oferecem menor risco para essas brincadeiras. Identifique também equipamentos de segurança pessoal (skate, patins, bicicleta).
- Comportamento dentro do veículo como passageiro em coletivo (ônibus, trem, metrô, avião), carro particular. Não coloque mãos para fora, não jogue lixo pela janela do veículo, não risque ou cole chicletes nos bancos. Trabalhe respeito, responsabilidade, direitos e deveres.
- Confeccione junto com as crianças uma maquete da rua da escola ou de qualquer outro espaço na cidade. Use material alternativo: caixas de papelão, palitos de fósforos queimados, palitos de picolé, carrinhos de brinquedo, etc. Indique sinalização de segurança.
- Convide um agente de trânsito para conversar com as crianças sobre segurança no trânsito.
- Trabalhe um projeto durante a Semana Nacional de Trânsito: de 18 a 25 de setembro, anualmente. Consulte: www.denatran.gov.br.
ATENÇÂO: evite usar imagens de acidentes na educação para o trânsito com as crianças. Trabalhe a educação de maneira positiva.
- Converse com as crianças sobre o caminho que percorrem para chegar à escola, o que veem, como são as ruas pelas quais passam, quais os sinais de trânsito que já viram, o que representam para a escola.
- Possibilite que façam registro fotográfico de detalhes dos caminhos percorridos.
- Organize um passeio pelo entorno da escola, fotografando os sinais de trânsito encontrados, depois confeccione um cartaz com os mesmos legendando seus significados.
- Liste os meios de transporte existentes onde moram e conhecidos no mundo.
- Pesquise sobre a história dos meios de transporte.
- Pesquise sobre o trânsito nos diversos lugares do mundo (ex: trânsito na Índia), organização, meios de transporte existentes.
- Confeccione um jogo de memória com as placas coletadas.
 
 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- BOECHAT, Maria Diva. O carro de Pedro. Franco Editora.
- RIBEIRO, Jonas. O teimoso trenzinho curioso. Franco Editora.

- FRANCO, Fernando e GUSMÂO, Marta. Quer conhecer minha rua?  Franco Editora.
Veja também