As pintas da joaninha

R$ 36,00
ou 3 x R$ 12,00
. Comprar  
Autora: Rosa Maria Filgueiras Vieira
Ilustrador: Walter Lara

 
Uma joaninha perde as suas pintas e fica muito triste. Como irá resolver esse problema? 

 
ISBN: 978-85-7671-026-4
Nº páginas: 24
Formato: 20x20 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção: 


ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: trabalho, solidariedade e diálogo.

 

Conhecendo os animais: o que seus alunos sabem sobre os animais que aparecem no texto? Divida a turma em cinco equipes atribuindo, a cada uma delas, um dos animais que participam da história. Os grupos poderiam realizar uma pesquisa sobre esses animais e trazer informações sobre eles para serem compartilhadas.

- Poderão também organizar um mural com gravuras destes animais.

O nome de cada um: a tartaruga chama-se Arthur, a joaninha, Joana, o grilo, Cirilo. Proponha aos alunos batizarem os demais personagens da história. Em grupos, eles poderiam escolher novos nomes e criar pequenas histórias que justifiquem os nomes escolhidos.

- Quem possui animal de estimação? Como foi a escolha do nome?

Vocabulário interativo:
Professor, ao longo do texto, seus alunos podem ter encontrado palavras pouco comuns ou mesmo de significado desconhecido para eles. Você poderia listá-las e transcrevê-las na lousa. Na sequência, poderia perguntar às crianças se conhecem essas palavras e o que pensam que significam. Depois de ouvir a interpretação delas, você poderia apontar os verdadeiros significados e reler as passagens do texto em que tais palavras aparecem, substituindo-as por seus sinônimos.

Leitura dramática:
O texto As pintas da joaninha sugere um cenário imagético interessante. Você poderia organizar uma dramatização do texto com seus alunos. Se eles tiverem suficiente prática de leitura, poderiam ler e representar o que estão lendo, criando até os figurinos para os personagens a partir de materiais simples. Caso o grupo ainda não possua uma leitura fluente, você poderia ler o texto enquanto as crianças representam as situações. Este é um modo simples e lúdico de levar a uma maior compreensão da história lida.

Classificação:
O texto apresenta vários animais. Aponte para os alunos os animais vertebrados e invertebrados que aparecem no texto. Essa é uma boa oportunidade para introduzir também grupos de animais, como: répteis e insetos. Muitos exercícios podem ser criados, a partir desta ideia.

O conceito de extinção: nada melhor do que partir de exemplos concretos. Você poderia dizer às crianças, que as pessoas que usam agrotóxicos para pulverizar as hortas e plantações com o objetivo de matar pulgões e outras pragas, estão contribuindo para extinção das joaninhas - já que  elas se alimentam de pulgões e outros pequenos insetos -

 quebrando o equilíbrio ecológico.

 - Solidariedade: converse com os alunos sobre a solidariedade. A história mostra a atitude solidária da tartaruga com a joaninha. Liste as atitudes solidárias que são praticadas em sala de aula.

- De que forma podemos ser solidários em nosso dia a dia?

- Quem foi “Rei Arthur” e “A Guerreira Joana”? O texto chama a atenção para outras histórias. Instigue as crianças para ouvirem as histórias do rei Arthur e de Joana D’Arc.

Artes: o grilo Cirilo é um artista. Promova uma semana de artes na sala de aula, em que as crianças poderão conhecer a obra e a vida de alguns pintores famosos. Permita que elas realizem trabalhos com variados materiais e técnicas artísticas, retratando o dia no jardim depois da chuva mansa.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- SORRENTI, Neusa. O casamento da viúva. Franco Editora.

- AGUIAR, Maria Alice. A natureza contra-ataca. Franco Editora.

- WELTER, Carolina.Os bichos do meu quintal. Franco Editora.

• Prazo para postagem:
Veja também