Desfile no quintal

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora: Carminha Gamarano
Ilustrador: Walter Lara

Ali perto da casa, no quintal, sempre passam vários bichos. Mesmo aqueles que ninguém sabe o nome. Animaizinhos de toda cor, com tantas ideias. Juntos, eles decidem fazer uma festa, usando roupas, mostrando a graça de cada um e a fantasia em volta de todos nós.


 

 
ISBN: 978-85-7671-198-8
Nº páginas: 24
Formato: 20x20 cm
Idade: 5 a 8 anos
Coleção: 

 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: animais, desfile.

 

- Converse com os leitores sobre os desfiles a que assistiram ou viram na TV: desfile de moda, de beleza, de cães de raça, de cavalos etc.

- Encaminhe perguntas, como: ●Por que a arara, o vaga-lume, o pavão e o caracol foram os jurados no concurso “Belezinha do Quintal”? Eles estariam representando classes? Foram escolhidos de acordo com as suas características?  ●Se o desfile fosse “O engraçadinho do quintal”, em quem a turma votaria? Por quê? ●É possível localizar semelhanças de comportamento entre os bichos do livro e pessoas? Quais, por exemplo? ●A joaninha vestiu um traje transparente. Por quê? ●O galo desfilou de gorro, gola rulê, sapato e meia. Imagine um motivo para a escolha desse traje.

 - Oriente a turma em pesquisas sobre: ●Qual a origem da expressão “cintura de pilão”? ●O camaleão: que bicho é, onde vive, como se protege do agressor? Há pessoas que adotam o comportamento do camaleão? Por quê? Em que situação?

 - Peça comentários sobre o pensamento do poeta Carlos Drummond de Andrade: “O animal costuma compreender mais e melhor a nossa linguagem do que nós a deles”. (Do livro O avesso das coisas: aforismos, Record, p. 14.)

 - Debata numa roda:

 Na página 6, vemos que o jabuti, que tem fama de muito lento, é o carteiro. Como ele teria conseguido entregar todos os convites? Ele contou com a ajuda de alguém? De quem?

A pata quebrou o salto e foi alvo da zombaria dos bichos. O mesmo aconteceu com o mico, que tropeçou na borda do tapete. As pessoas também costumam rir desses episódios desagradáveis e embaraçosos? O que a turma acha das “pegadinhas” veiculadas pela TV?

- Escolha uma imagem do livro e comentá-la nos mínimos detalhes: traços, cores, expressão das personagens, cenário etc.

- Procure na biblioteca da escola, em livrarias da cidade ou na internet outros livros ilustrados pelo Walter Lara. Copiar o título do livro e o nome da editora. Em classe, trocar a informação com os colegas.

- Proponha a cada aluno escolher um bicho da história, fazendo o seu desenho com a técnica que quiser e dando um nome bem criativo a ele. Em seguida, componha um painel colorido e atraente com os trabalhos assinados, contendo o título NOSSO DESFILE NO QUINTAL.

 - Hora da poesia. Não se sabe quem foi o vencedor ou a vencedora do concurso. Em quem você votaria? Justifique a sua opinião, criando, em dupla ou em grupo, uma quadrinha rimada.

 - Hora da música: incentive a turma a cantar uma ou mais estrofes do livro a partir de uma melodia conhecida, como a das cantigas de roda ou de MPB. Os alunos podem adaptar o texto para adequá-lo à melodia. Podem também criar ritmos, usando instrumentos de brinquedo ou feitos de sucata
(pandeiros, tambores e chocalhos, por exemplo).

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- MIRANDA. Marco, Quer conhecer meu quintal? Franco Editora.

- VIEIRA. Rosa Maria Filgueiras. As pintas da joaninha. Franco Editora.
- COSTTA, Silvio. E agora, bicho? Franco Editora.

Veja também