ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: ideia de quantidade,humor
- Conversar com as crianças sobre quem seriam as personagens da história.
- Chamar a atenção para a ilustração do livro e incentivar a produção de modelagem com materiais variados, como: massinha escolar, massinha de trigo, argila, papel-machê.
- Oportunizar a interação com outros textos nos quais apareça a contagem ou sequência numérica, como: um dois, feijão com arroz... uma minhoquinha faz ginastiquinha... um elefante incomoda muita gente... e outras parlendas e canções.
- Incentivar a identificação das rimas do texto e a construção de outras, podendo inclusive continuar a sequência numérica.
- Pesquisar no contexto escolar, objetos com forma esférica.
- Construir com a turma formas de dramatização da história, para isso as bolinhas de pelo podem ter velcro para fixarem nos objetos.
- Muitas invenções do homem foram feitas através da observação da natureza. O velcro é um exemplo, foi inventado após a observação de algumas plantas. Se possível possibilitar a interação com esses conhecimentos.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- MARISÉLIA. Bolas, ora bolas. Franco Editora.
- AYMONE, Sandra. A onça e as onze patinhas. Franco Editora.
- BORGES, Iris. Bolas! Quantas bolas! Franco Editora.