A primeira vez numa noite do pijama

R$ 38,00
ou 3 x R$ 12,67
. Comprar  
Autora: Alessandra Pontes Roscoe
Ilustradora: Tati Rivoire

Dormir cedo pela primeira vez fora de casa, sem os pais, e ainda participar de uma noite do pijama é sempre uma aventura! Hoje em dia, muitas crianças antes mesmo dos seis anos de idade , passam noites em acantonamentos na escola para marcar um ritual de passagem: a "formatura" na educação infantil. Nesta história, que conta uma destas noites cheias de brincadeiras e descobertas, a festa acontece no meio dos livros, dentro de uma biblioteca. A primeira vez numa noite do pijama é um convite para o que o leitor de todas as idades se aconchegue e venha viver com a gente a emoção de ver uma biblioteca dormir e acordar!


 
ISBN: 978-85-7671-219-0
Nº páginas: 16
Formato: 20x30 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção: 
 
 


ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Dormir pela primeira vez fora de casa, sem os pais, e ainda participar de uma noite do pijama é sempre uma aventura! Nesta história, a festa acontece no meio dos livros, dentro de uma biblioteca.


Temas abordados: livros, biblioteca, histórias, dormir fora de casa.

 

 - O livro começa assim: “A primeira vez que vivemos uma experiência de vida é sempre descoberta, deslumbramento, espanto, surpresa, alegria... Esse acontecimento fica guardado no nosso coração e na nossa memória por toda a vida.” Solicite às crianças que contem suas primeiras experiências em algum acontecimento.

- A história se passa numa biblioteca. Você já visitou uma biblioteca?

- Organize uma ida à biblioteca pública da cidade para que as crianças possam observar o funcionamento, o comportamento que se deve ter em uma biblioteca, o acervo, registro de empréstimos etc.

- Por que devemos fazer silêncio na biblioteca?

- Qual é a função do bibliotecário?

- Que tal organizar uma biblioteca de classe? Os alunos poderão doar os livros e gibis que ficarão guardados no armário da sala para serem lidos na escola ou em casa. Pode-se também fundar um Clube de Leitura, elegendo presidente, vice-presidente, tesoureiro e um nome para a biblioteca.

- Oportunize uma contação de contos de assombração.

- Identifique os personagens retratados nas ilustrações e, se possível, apresente as histórias.

- Converse com os alunos sobre algumas questões relacionadas à leitura e aos livros: quem gosta de ler, que tipos de livros, autores preferidos, o livro que mais marcou etc.

- Liste alguns autores brasileiros de literatura infantil.

- Organize a sacola viajante. Decore uma sacola ou uma malinha para que, a cada dia, uma criança leve um livro de literatura para casa para uma leitura compartilhada com a família. No dia seguinte a criança contará a experiência paraq os colegas.

- Promova a ida de um contador de histórias à escola.

- Combine para que, durante um mês, cada aluno conte uma história para os colegas. Aproveite para que o ambiente para a contação de histórias seja um lugar diferente da sala de aula, onde os alunos possam ficar relaxados. Procure sempre associar o ato de ler e ouvir histórias ao prazer, sem cobranças nem imposições.

- Sugira a confecção de um livro, escrito e ilustrado pelas crianças: A primeira vez... Cada criança escolherá o tema livremente.

- Combine com as crianças uma noite do pijama na escola. Pode ser na biblioteca também!

 

 

LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- BORGES, IRIS. A primeira vez no circo. Franco Editora.
- GARCEZ, Lucília. A primeira vez que vi o mar. Franco Editora.

 

• Prazo para postagem:
Veja também