Na sala de aula, brotou a amizade entre Tadeu e Antonieta. Eles tornaram-se inseparáveis. Até que um dia proibiram que as duas crianças continuassem andando juntas. Mas por que não poderiam mais ser amigos? É possível desfazer laços tão verdadeiros?
Autora: Ana Rapha Nunes
Ilustradora: Rosangela Grafetti
ISBN: 978-8-7671-370-8 |
Nº de páginas: 24 |
Tamanho: 17x25 cm |
Idade: 9 a 10 anos |
|
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Temas abordados: amizade, preconceitos e tolerância.
- Os nomes Tadeu e Antonieta fazem referência ao clássico Romeu e Julieta. O professor poderá apresentar o autor Shakespeare aos alunos, contando um pouco sobre essa obra.
- Qual a importância de um professor em nossas vidas? Na história, a professora Leca tem um papel fundamental. Os alunos podem montar um mural com homenagens aos professores.
- Quem são seus amigos verdadeiros? O professor poderá passar a música “Canção da América” (Milton Nascimento) e depois fazer uma roda de conversas sobre o tema amizade. Por fim, cada aluno poderá fazer dois bonequinhos de mãos dadas, escrevendo cinco características importantes para ser um bom amigo.
- Muitas vezes, os times são motivo de conflitos entre as pessoas. Que tal criarmos um time das virtudes? Cada jogador será uma virtude, todas juntas por um mundo melhor. Os alunos irão escolher as virtudes e descrever suas características, montando um verdadeiro time no mural da escola.
- A professora Leca acredita que o mundo possa ser um lugar recheado de abraços e sorrisos. Os alunos, em equipes, farão maquetes do planeta, escrevendo o que é necessário para o mundo ser um lugar melhor.
- Tadeu e Antonieta ficam felizes por poderem ser amigos. E o que deixa você feliz? Cada aluno irá fazer um grande sorriso com material diversificado e nele escrever itens que o deixam feliz. O professor poderá montar uma exposição de sorrisos.
- Em um momento da história, a professora cita Shakespeare: “O que chamamos uma rosa teria o mesmo perfume sob outro nome?”. O professor poderá conversar com os alunos sobre essa frase, buscando várias reflexões a partir dela. Depois, os alunos irão fazer rosas de papel, com mensagens de amor e esperança, para entregar à comunidade escolar.
- O professor poderá levar a imagem de um muro e a imagem de uma ponte, mostrando que a primeira imagem sugere a separação das pessoas e a segunda, a união. A partir das imagens, os alunos poderão pensar em atitudes que sejam pontes, ou seja, que venham a unir as pessoas. Então, com palitos e palavras, eles irão construir uma ponte para ficar no fundo da sala representando a união da turma.
- A professora Leca fala sobre a importância da tolerância em sua palestra. Em que situações do dia a dia precisamos ter tolerância? O professor irá fazer uma roda de conversa sobre o assunto.
- Na ilustração em que a personagem fala com a mãe, vemos na mesa diversos tipos de frutas. Sugira que cada criança leve para a sala de aula uma fruta e desenhe criando um mural com todas as imagens. Se o ambiente permitir, preparem, juntos, uma salada de frutas e fale sobre a beleza das diferenças no coletivo.
- Na ilustração em que a professora fala com os pais e professores é possível ver diferentes pessoas na plateia olhando para ela de forma respeitosa. Converse sobre os diferentes povos que formam o Brasil. Essa ilustra a ilustradora fez, inspirada na obra "Operários" de 1933, de Tarsila do Amaral, como uma homenagem.
- Promova uma oficina de cata-vento em sala de aula.
- Com fitas de diferentes cores prepare um adereço colorido, falando sobre mistura de cores e movimento espacial e corporal.
- Baseado na ilustração em que o pai lê o jornal, sugira que as crianças criem um jornal.
LIVRO QUE PODE AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR (A):
- DANTAS, Ana. Deixando para trás? Franco Editora.