ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: equilíbrio ecológico, cadeia alimentar, doenças, relação homens/animais.
- A história se inicia mostrando uma pessoa afetada por uma doença. Esta doença é causada por um mosquito. Pesquise em jornais, revistas e enciclopédias.
- Promova um debate sobre as doenças pesquisadas e as formas de combatê-las.
- Incentive a pesquisa, principalmente sobre as doenças transmissíveis mais comuns em sua região.
- Registre as conclusões sobre os meios de prevenção através de cartazes e panfletos a serem distribuídos na comunidade, definindo ações para a saúde coletiva.
- Na história, os mosquitos foram eliminados através de produtos químicos. Levante uma discussão a esse respeito e também sobre a utilização de produtos para eliminar pragas nas plantações e suas consequências para as pessoas.
- Instigue a discussão sobre a intervenção do Homem durante a história, a fim de resolver os problemas que surgiram (causa e efeito); propiciar a compreensão da relação existente entre os seres vivos e o equilíbrio da natureza.
- Questionar sobre a relação existente entre os animais da história e os fatos decorrentes da interrupção dessa relação.
- Incentive a pesquisa sobre cadeias e teias alimentares no próprio ambiente e em outros contextos ilustrados em livros e vídeos.
- Oportunize a vivência das relações alimentares através de jogos, como: liste vários animais de acordo com o número de crianças, para que cada criança confeccione uma máscara de seu animal. O grupo todo, cada qual com sua máscara, brinca de "pegador": cada animal tenta pegar sua presa e, ao mesmo tempo, foge de seu predador; ao pegar sua presa fica agarrado nela e ao ser pegado não pode mais fugir. Quando todos estiverem presos, analise as ligações construídas e perceba que alguns animais sempre são predadores e outros presas.
- Após a brincadeira, quantificar presas e predadores, percebendo que alguns exercem os dois papéis.
- Propicie a reflexão e discussão sobre a existência de animais considerados peçonhentos e sua função no equilíbrio da natureza (na história a questão se apresenta: "...para que é que serve lagarto na natureza?").
- Incentive a pesquisa em jornais e revistas de exemplos de fatos que ilustram o "contra-ataque" da natureza, identificando as ações do Homem, interpretando as informações através do estabelecimento de relações de causa e efeito, dependência, sincronicidade e sequência.
- Incentive, também, a busca e coleta de informações através de entrevistas e observação direta de casos próximos ao contexto escolar.
- Auxilie na organização do registro de informações através de desenhos, tabelas e gráficos.
- Durante a leitura do texto, instigue a percepção de que no interior dos parágrafos existem rimas. Incentive o levantamento das mesmas.
- Proponha a construção de textos coletivos que registrem as situações pesquisadas ou os conhecimentos adquiridos, seguindo o exemplo de construção de texto da autora.
TEXTO QUE PODE AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- PREZOTO, Fábio e PREZOTO, Helba Helena Santos Prezoto. Que mosquito é este? Aedes aegypti. Franco Editora.
AGUIAR, Maria Alice. O mundo encantado. Franco Editora.