|
Dentro do coração da mamãe
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Autora: Regina Mendes
Ilustradora: Rita de Cássia Braga
Na simplicidade da primeira infância, a história de Mariana é contada para todos que acreditam em um mundo onde as crianças têm o direito a uma família, comida, lazer e, acima de tudo, muito amor. Esta é uma história para todos que acreditam que é possível gerar um filho no coração.
ISBN: 978-85-7671-330-2 |
Nº de páginas: 20 |
Formato: 20x20 cm |
Idade: 6 a 7 anos |
Coleção: |
Temas abordados: adoção, afeto, relação mãe/filha.
ATIVIDADES SUGERIDAS:
- Neste livro, conhecemos Mariana, uma menina que não nasceu da barriga de sua mãe. Promova uma socialização de vivências na sala de aula sobre os diferentes arranjos familiares.
- Incentive uma pesquisa sobre a origem dos nomes próprios da turma (qual o significado, quem escolheu e por qual motivo).
- Proponha a construção de um registro com fotos sobre a família de cada criança.
- Converse sobre diferenças e semelhanças das características físicas e psicológicas entre os membros de uma família.
- Se possível, faça um trabalho de relacionamento entre a turma e alguma instituição de crianças que aguardam adoção (troca de correspondências, visitas com brincadeiras, confecção de brinquedos e jogos para doação à instituição).
- Conhecimento e reconhecimento de sua história, individual e coletiva, por meio de álbuns de fotografia, linha do tempo... (fotos da mamãe grávida, fotos da criança quando nasceu)
- Que tal cada aluno escrever a história de sua família? Poderão também, desenhá-la.
- Converse com os alunos sobre a questão da adoção. Quem é filho da barriga não é diferente de quem é filho do coração. Que tipos de preconceito existem? Discuti-los.
- Reconhecimento de sua sexualidade, percebendo que existem diferenças físicas e comportamentais entre pessoas.
- Mariana adora passear no zoológico. E você, o que mais gosta de fazer?
- Identificação dos seres vivos a partir da observação de suas características, tais como: aspecto físico, alimentação, habitat, modo de locomoção... (Inicie a conversa a partir dos animais que aparecem no Zoológico);
- Identificação de alguns animais ameaçados de extinção
- Passeio ao zoológico da cidade.
- A mãe de Mariana prepara um piquenique no zoológico. Organize com as crianças, um piquenique no pátio da escola ou em algum lugar tranquilo, para que cada criança compartilhe o lanche com os colegas.
- Desenvolvimento de hábitos de higiene. (hora do banho, hora do piquenique)
- Diferenciação entre alimentos doces e salgados.
- Liste, enumere e classifique alimentos.
- Experimentação e degustação de novos alimentos, com ênfase em sabores, cheiros, cores.
- Desenvolvimento do interesse em comer sozinho, num processo de construção da autonomia. (pergunte quem já come sozinho, quem inclui nas refeições frutas e legumes)
- Os alunos poderão fazer trabalhos utilizando a técnica de ilustração do livro: recorte e colagem.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LEAHY, Cyana. História de criança e de futuro. Franco Editora.
- BORGES, Iris. Você leva pão de queijo hoje, mamãe? Franco Editora.
|