Terror no Minecraft

R$ 42,00
. Comprar  
Autores: Alexandre Lobão e Cida Chagas
Tráfico de animais em extinção, hackers, passeatas pela defesa do meio ambiente, fake news e fugas desesperadas se misturam na mais nova aventura da Turma dos Quatro Fantásticos. E pensar que toda esta confusão começou no Minecraft, quando as meninas Pó-de-Rosas desafiaram a Turma dos Quatro Fantásticos para ver quem conseguiria criar o mundo mais irado no Minecraft! Amigos e amigas precisarão reunir toda sua coragem e aproveitar o melhor de cada um para terem alguma chance de vencer este novo desafio. 
ISBN: 978-65-87134-28-4
Nº de páginas: 64
Tamanho: 14,8x21 cm
Idade: 11 a 13 anos

Temas abordados: Tráfico de animais em extinção, hackers, defesa do meio ambiente, fake news, igualdade de gêneros.
  ATIVIDADES SUGERIDAS:
Igualdade de Gêneros
  • Este é o primeiro livro da série Quatro Fantástico em que as meninas, as Pó-de-Rosas, têm um maior protagonismo. Debate sobre a relação entre as meninas e os meninos. Houve uma liderança das meninas na resolução do caso? Qual foi o papel dos meninos? Houve colaboração entre meninas e meninos? Havia alguma rivalidade e/ou solidariedade? Trabalharam em equipe?
  • No quarto da Angélica havia uma frase da Ângela Davis “Eu não estou aceitando as coisas que eu não posso mudar, eu estou mudando as coisas que eu não posso aceitar”. Converse sobre: quem foi Ângela Davis? O que ela defendia? Como ela influencia o pensamento de mulheres negras  e não negras no Brasil? Explore a compreensão dos/das estudantes sobre a frase.
Defesa do meio ambiente / animais em extinção
  • Assista com a turma ao filme Rio, que trata da preservação de animais ameaçados de extinção e sobre o tráfico de animais. Converse sobre o significado de animais ameaçados de extinção. Debatam por que estão prestes a serem extintos. Sugira uma pesquisa sobre quais são os animais brasileiros ameaçados de extinção. Converse sobre o significado de tráfico de animais. Debata com os alunos por que há tráfico de animais e seus impactos: o que as pessoas que traficam animais ganham e o que a sociedade e o meio ambiente perdem.
 
 Cavernas e pinturas rupestres
  • Converse sobre as pinturas rupestres sobre o seu significado e mostre imagens sobre elas. Fale sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, onde se localiza o maior e mais antigo acervo rupestre da América. Mostre imagens das pinturas rupestres que lá existem por meio de livros ou via Internet.
Mídias Sociais, influencers e fake news
  • Debatam sobre o uso das mídias sociais, como elas podem ser usadas de maneira negativa ou positiva. Como as mídias sociais podem ser usadas de forma positiva, como, por exemplo, para fazer negócios, como a Marina estava sugerindo para a culinária de sua mãe?
  • Converse sobre o papel das pessoas chamadas “Influencers”? O que significa? Essas pessoas sempre fazem coisas que podemos considerar positivas? De que formas as pessoas que são famosas podem ajudar no desenvolvimento de boas ações?
  • Como as fake news atrapalharam a turma na aventura? Por que a polícia não acreditou em suas denúncias sobre o tráfico de animais? Qual o risco de divulgarmos uma informação de que não temos certeza, mesmo que ela pareça verdadeira? Peça que os alunos busquem exemplos reais de fake news para mostrar na classe.
 
OUTROS LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
  • Sobre diferenças culturais:
- CIANNI. Solange, O presente do pajé. Franco Editora.
  • Com a Turma dos Quatro Fantásticos e seus amigos:
- LOBÃO. Alexandre, O Mistério do Facebook do Futuro. Franco Editora.
- LOBÃO. Alexandre, Ameaça virtual, perigo real. Franco Editora.
- LOBÃO. Alexandre, O Smartphone da Discórdia. Franco Editora.
- LOBÃO. Alexandre, Uhuru. Franco Editora.
 
• Prazo para postagem:
Veja também