Rufina

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autor: Marciano Vasques
Ilustrador: Osório Garcia
Rufina é uma menina alegre e esperta que adora ir à escola. Lá, o que mais gosta de fazer é ouvir contos de fadas e desenhar. Mas um dia, faz um desenho que lhe provoca um grande problema na sala de aula e nos faz pensar sobre ideias antigas, que muitas vezes estão presentes em nosso dia a dia e nem percebemos que são preconceituosas.
 
ISBN: 978-85-88600-76-8
Nº de páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção:

ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: diversidade racial, preconceito, amizade, respeito ao próximo, cidadania.
 
- A personagem principal, Rufina, adora contos de fada. Converse com as crianças sobre as fadas. A palavra fada é originária do latim fatum, que vem do grego, que significa “coisa que brilha”; portanto, fada e todos os seus derivados, como fábula, falar, fatalidade, confirmam que quem escreve contos de fada quer fazer algo brilhar na cabeça dos leitores.
- Por que as fadas dos contos possuem determinadas características físicas? A maioria dos contos de fada é originária da Europa da Idade Média. O que isso tem a ver com a incidência de castelos, reis, príncipes etc. nas histórias?
- Na época em que esses contos foram escritos, há muitos e muitos anos, a vida era bastante diferente. Pesquise como era a vida naquela época.
- Quais contos de fada conhecemos?
- Escolha um conto de fadas e contá-lo para as crianças. Poderá também contar um conto de fada em cada dia da semana.
- Converse com os alunos sobre a questão das diferenças e do preconceito. Que tipos de preconceito conhecemos? Na história, as crianças foram preconceituosas? Por quê? Qual foi a atitude da professora?
- Debata sobre as diferenças observadas na natureza e em sala de aula.
- Trabalhe com a história O patinho feio.
- Desenvolva um trabalho com as histórias da cultura africana (lendas). Estas histórias possuem heróis e seres imaginários? Quais são as características das mesmas?
- Pesquise sobre a trajetória da etnia negra no Brasil e sua influência em nossa cultura.
- Poderão organizar um mural ilustrado, mostrando a presença do negro em nossa cultura, desde a escravidão, passando pelo vocabulário, costumes, religião, música etc.
- Oportunize a localização espacial dos países de origem dos contos de fada e dos países da África.
- Rufina fazia um determinado trajeto para chegar à escola. Durante sua caminhada, observa várias coisas. Solicite que registrem o trajeto realizado até a escola e conduza a comparação entre os trajetos percorridos pelos alunos.
- A professora elogiou o desenho de Rufina, dizendo que o mesmo era diferente porque era original. Muitos pintores ficaram famosos por serem originais. Oportunize o acesso às obras desses pintores, salientando a importância do respeito à diversidade das produções individuais.
- Os alunos poderão ilustrar um conto de fada, como na história, utilizando técnicas diferentes como: lápis de cor, aquarela, giz de cera, recorte e colagem etc.
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- ROCHA, Rosângela Vieira. Janaína, a bailarina. Franco Editora.
- MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. Editora Ática.
FILME: Kiriku e a feiticeira (desenho animado)
 

 

 
• Prazo para postagem:
Veja também