| 
	                    
	                    
	                    
	                        
	                    
	                 | 
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    Passeando por Curitiba
	                        	
		                            
		                        
	                            
	                            Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado quando o produto estiver disponível.
 
		                        Autora: Ana Rapha NunesIlustradora: Verônica Fukuda
 
 Que tal passear por Curitiba? As férias chegaram. Alice vai receber seus primos Leo e Bruna. Juntos, eles irão vivenciar descobertas, desvendando os encantamentos e as histórias da cidade do pinhão.
 
	
		
			| ISBN: 978-85-7671-359-3 |  
			| Nº de páginas: 16 páginas |  
			| Tamanho: 24x33 cm |  
			| Idade: 5 a 7 anos |  
			| Coleção: Conhecendo Lugares |  ATIVIDADES SUGERIDAS:Temas abordados: Os pontos turísticos de Curitiba, sua localização
 e suas belezas naturais.
- Que tal localizar Curitiba no mapa? Apresente a seus alunos o mapa do Brasil e seus estados. Mostre onde fica Curitiba. Veja se há alunos ou pais que tenham vindo de outras cidades e estados do Brasil.
 - Organize uma roda de conversas sobre viagens. Cada aluno pode contar a experiência de estar em uma outra cidade, comentando semelhanças e diferenças com Curitiba.
 - Na história, as palavras vina e piá são destacadas como típicas da cidade. Que outras palavras são conhecidas aqui na região? Pode-se organizar um dicionário curitibano.
 - Tantos povos fizeram Curitiba nascer. Que tal organizar uma feira cultural com os alunos?
 - Há músicas que fazem referência a várias cidades. O professor poderá juntamente com os alunos criar uma música sobre Curitiba, a partir da leitura da obra.
 - Peça aos alunos que tragam fotos da cidade e organizem um mural.
 - Que tal os alunos montarem uma maquete da cidade ou de seus principais pontos turísticos?
 - É possível criar um jogo de tabuleiro a partir de informações sobre a cidade.
 - Pode-se montar uma linha do tempo, citando vários acontecimentos históricos da cidade e verificando as mudanças que ela teve com o passar dos anos.
 - Há vários pontos turísticos citados na obra. Que outros pontos também poderiam constar na história?
 - Programe um passeio no ônibus de turismo da cidade, o qual percorre vários pontos turísticos. Os alunos poderão anotar informações importantes, além de tirarem muitas fotos. Para finalizar a atividade com um momento inesquecível, programe um piquenique em um dos parques visitados.
 - Converse com os alunos sobre as mandalas de pinhão que decoram as calçadas de petit pave da cidade. (Origem e significado)
 
	- Poty é um dos artistas da cidade de Curitiba. Que outros artistas são destaque na região? É possível pesquisar mais sobre a Arte na cidade e, depois, montar uma apresentação com os resultados.Falar sobre as caraterísticas do pinheiro do Paraná, a pinha, o pinhão etc. Como se distingue as árvores macho da fêmea.P. 4 e 5. Curitiba, seguindo a tradição brasileira, recebeu e acolheu várias etnias, podemos verificar a riqueza e diversidade dessa cultura em Curitiba, conhecendo o trabalho de vários artistas que expõem na feirinha do Largo da Ordem.As bonecas Matrioskas e pessankas, pesquisar origem e significado. 
	- Que plantas que você conhece e são originárias daqui?Tutti Stocco com seus bonecos, às vezes metade humano, metade animal, outras vezes, sem simetria de membros, sempre discutindo e questionando as diferenças e características em seus personagens. Cada um tem uma história: podem fazer pesquisa em seu Instagram: cria_criatura_atelierP. 6 e 7. O que a rua 24 h, Opera de Arame e Jd Botânico tem em comum em seu desenho estrutural. (pesquise suas características e influências estéticas)P. 8 e 9. Curitiba é considerada a capital ecológica do Brasil por causa de seus parques, área verdes bem conservadas, enfim, apresenta uma grande riqueza na fauna e flora urbana. Converse sobre isso e como elas formam a identidade da cidade. - Quais animais viraram símbolo da cidade ou do Paraná?
 
	P. 10, 11, 12 e 13. Espaços artísticos e culturais (Arte influencia e dita comportamento?)Que tipo de arte chega até você? (grafite, rap etc) Frequenta espaços culturais? Quais da cidade? Conhece algum artista local?P. 14 e 15. Praça do Japão, Memorial Ucraniano, Igreja dos escravos (importância de preservar a memória, o passado, a história). Como vocês conhecem e preservam as histórias familiares de seus antepassados? LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:- ROSCOE, Alessandra. Brasília em figurinhas. Franco Editora.- BORGES, Iris. Passeando por Brasília. Franco Editora.
 |