Tatá, a tartaruga sonhadora

R$ 45,60
. Comprar  
Autora: Maria Elizabeth Sacchetto
Ilustradora: Pollyana Faria
Tatá é uma tartaruga amarela que, desde pequenina, tem um sonho. Será que ela vai realizá-lo? Para saber, venha conhecer a história dela. E você?  Qual o seu sonho?
ISBN: 978-65-87134-48-2
Nº de páginas: 16
Tamanho: 20x20 cm
Idade: a partir de 6 anos
 
TATÁ, A TARTARUGA SONHADORA é o primeiro livro da Coleção BICHINHOS SONHADORES. Os livros dessa Coleção são destinados a crianças, mas podem ser lidos por adolescentes e adultos, porque o tema central – ACEITAÇÃO – visita a todos durante a vida. Trabalhar a aceitação com crianças é um caminho para torná-las mais conscientes em relação à vida. Educar é um exercício amoroso, e toda criança entende essa linguagem. Não há impossibilidade no entendimento infantil. A literatura é caminho adequado para se trabalhar com qualquer tema, independentemente da idade do leitor. A autora e a ilustradora deste livro acreditam que as crianças leitoras descobrirão, por meio dele e dos que irão compor a Coleção, que os sonhos nos impulsionam para a realização, mas que há sonhos que não conseguimos concretizar por motivos diversos, e será preciso conviver com essa impossibilidade, sem se frustrar, procurando aceitar a realidade e buscando novos e possíveis sonhos.
Temas abordados: aceitação da realidade, realização.

 
ATIVIDADES SUGERIDAS:
-Dialogando com o livro:
Caro professor: aqui estão algumas sugestões para o trabalho com o livro TATÁ, A TARTARUGA SONHADORA. Você e seus alunos podem escolher as questões que considerarem mais interessantes e apropriadas, respondendo oralmente ou por escrito O que importa mesmo é que os pequenos leitores sintam prazer com a leitura e dialoguem com o texto, tecendo e destecendo os seus fios. Incentive os alunos a escreverem para a autora e para a ilustradora pelo e-mail da editora.
- Lendo o título do livro:
 Discuta com a turma o título do livro e a ilustração da capa elaborando hipóteses sobre a história.
- Refletindo sobre a apresentação do texto:
Converse com os alunos sobre a forma de apresentação da história. Trata-se de uma narrativa com rimas, ou seja, uma história com começo, meio e fim, narrada através de rimas. Na oportunidade, aprecie o ritmo do texto, leia em voz alta e observe a cadência do texto; note as rimas presentes, repetindo-as aos pares, em voz alta; preste atenção na escolha das palavras e a disposição gráfica das mesmas, facilitando a leitura dos pequeninos.
Textos que se valem de rimas trazem musicalidade, e as crianças gostam de música, gostam de cantar, gostam de dançar. Tudo isso as atrai. Fica mais fácil para elas reproduzirem a história. A autora preferiu usar verbos de 1ª conjugação e manter a rima com “ar”. Em algumas passagens, mudou a rima, mas com pouco variação. Tudo isso foi pensado. Quando Tatá repete “nadei, nadei, nadei”, ela alterou a rima predominante, mas o verbo é de 1ª conjugação. O objetivo é fazer que a criança imite o movimento sugerido pela fala de Tatá e, imaginariamente, nade. O lúdico está presente, a criatividade da criança é acionada e ela dá vazão à brincadeira. Essa repetição também traz a realidade de Tatá: nadar, estar na água.
  • Analisando o texto:
O imaginário infantil é habitado por animais, e eles têm um grande poder, exercem uma magia, ainda mais quando apresentam características humanas, com sentimentos e, principalmente, porque falam. Esse antropomorfismo gera uma conexão, uma certa empatia, um encantamento. O fantástico permite que temas relevantes possam ser abordados de forma lúdica e leve e, desse modo, o escritor fabulista consegue chegar à criança, levando-a a um entendimento da realidade, apesar de estar produzindo ficção. Crianças amam essa interação, amam aprender com esses coleguinhas, ainda mais porque há diversidade de animais, que possuem características próprias, que mexem com a fantasia.
- SUGESTÕES PARA O TRABALHO:
  1. Quem é Tatá? E qual o sonho dela?
  2. Por que o sonho dela não pôde ser realizado?
  3. A que espécie de tartaruga Tatá pertence?
  4. Em média, quantos anos vive uma tartaruga dessa espécie?
  5. Quando uma tartaruga marinha chega à maturidade para pôr ovos?
  6. Quais outros animais, que você conhece, põem ovos?
  7. Qual a importância do sol e da areia para a chocagem dos ovos de uma tartaruga?
  8. Por que Tatá é uma tartaruga amarela? Há tartarugas de outras cores?
  9. O que diferencia uma tartaruga marinha de uma tartaruga terrestre?
  10. Por que as tartaruguinhas marinhas, recém-nascidas, enfrentam um grande desafio para chegar ao mar? E, no mar, quais são os desafios?
  11. Apesar do sonho, Tatá tinha uma certeza sobre a sua realidade, sobre o seu destino. Quais eram a certeza e o destino de Tatá?
  12. Observe a reação de Tatá no final da história. Ela ficou triste ou ela aceitou a sua realidade?
  13. Qual a diferença entre sonho e realidade?
  14. Quais são os seus sonhos? Eles são possíveis ou impossíveis? O que você fará para tornar os seus sonhos realidade?
  15. Existem sonhos possíveis e sonhos impossíveis. Como você reage aos que não podem se tornar realidade?
  16. Você sabe nadar? Você já foi ao mar? Qual a passagem da história que remete ao movimento de natação? Vamos repetir e treinar?
  17. Você conhece o Projeto TAMAR? Vamos aprender sobre ele?
  18. Você conhece outra história que tenha como personagem principal uma Tartaruga?
  19. Você já assistiu a algum filme ou documentário sobre tartarugas e vida marinha?
  20. Você sabe se há alguma espécie de tartaruga em extinção?
  21. Qual é o seu bichinho preferido? Você já viu uma tartaruga real? Se viu, descreva o que mais o(a) impressionou.
  22. Você conhece a fábula “A lebre e a tartaruga”? Vamos conhecer? Qual a lição, o aprendizado, que você tirou dessa fábula? Você sabe o que é uma fábula? Conhece outra fábula?
  23. Vamos pesquisar sobre histórias que falam de tartarugas?
- Fazendo uma leitura do projeto gráfico:
- Oriente a exploração dos aspectos físicos do livro, como: formato, logotipo da editora e detalhes do projeto gráfico.
- Pergunte sobre detalhes da capa e da quarta capa. Fale sobre esse primeiro contato com o livro; a capa chama a atenção do leitor, evoca lembrança de alguém ou de alguma coisa?
- Chama-se folha de rosto a página, no começo do livro, que traz o título da obra, o nome do autor, o nome do ilustrador, o nome da editora. Fale sobre a ilustração da folha de rosto e sua relação com o enredo do livro. Passe a observar a folha ou página de rosto de outros livros.
- Na contracapa, estão as fotos das autoras e do ilustrador. Leia com as crianças as biografias para saber um pouco mais da vida deles.
- Você percebeu que o(a) ilustrador(a) usou muitas cores? Que sensação isso lhe causou? Você já observou o arco-íris? Sabe quantas cores ele tem?
- O que você achou das ilustrações? Você gostou de alguma especialmente? Quer reproduzi-la?
- Você conhece nozes? A casquinha de uma noz, se quebrada ao meio, as duas metades podes servir para se construir o casco de duas tartarugas. Você poderá usar sementes, talvez de girassol, para fazer as patinhas; massa de moldar, para a cabecinha, e, depois, é só pintar. Vamos fazer?
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
  • SACCHETTO, Maria Elizabeth. Jajá, o jacaré sonhador. Franco Editora.
• Prazo para postagem:
Veja também