Manteiga derretida

R$ 48,00
. Comprar  
Autora: Márcia Elmiro
Ilustrador: Daniel Rodrigues

Quando perdeu seu guarda-chuva azul de listras amarelas, Cadu não imaginava as lições que estavam por vir. O menino aprendeu que o olhar sensível para as coisas da vida não tem idade e que a emoção pode aflorar tanto nas situações tristes, como nos momentos de alegria. Um livro delicado e delicioso, assim como a manteiga derretendo no pão!

 
ISBN: 978-85-7671-356-2
Nº de páginas: 24
Tamanho: 20x20 cm
Idade: 7 a 9 anos

ATIVIDADES SUGERIDAS: 

Temas abordados: sentimentos e vida escolar.

- Converse com as crianças sobre o caminho que percorrem de suas casas até a escola.
- Onde fica situada sua escola?
- Peça que as crianças desenhem sua escola.
- Como é a sua escola? O que você mais gosta nela?
- Qual é o lugar mais legal da sua escola?
- Cadu gostava muito do seu guarda-chuva listrado. Peça às crianças para dizer qual o nome de seu objeto ou brinquedo preferido e porque elas gostam dele.
- Você já perdeu um brinquedo do qual gostasse muito?
- O personagem da história era chamado pelos colegas de “manteiga derretida” por chorar à toa. Incentive o grupo a pesquisar outros substantivos, formas de expressões populares, como por exemplo: “tirar o pé da lama”; “mãos de fada”; “esquentar a cabeça” (uma excelente fonte de pesquisa é o dicionário).
- Liste as expressões no quadro.
- Muitas pessoas não são tratadas pelos seus nomes verdadeiros. Será que algumas formas de tratamento podem magoar? Por quê? Pesquise sobre pessoas que não são chamadas pelo seu próprio nome. Discuta a questão dos apelidos.
- Converse com a turma a respeito dos apelidos carinhosos que nos são dados pelas pessoas que amamos. Você gosta de ser chamado por esses apelidos carinhosos?
- Promova uma discussão sobre a questão da autoestima, sobre os defeitos e qualidades que todos nós possuímos. Que para os outros nos respeitarem, nós, primeiramente, precisamos nos aceitar como realmente somos.
- O que podemos aprender com as diferenças/qualidades de nossos colegas?
- Converse com os alunos sobre as emoções. O que o(a) deixa triste? Como você fica quando está triste? O que o(a) faz feliz? Como você se comporta diante da felicidade?
- Converse com as crianças sobre sentimentos como raiva, vergonha, medo. Como os adultos podem nos apoiar e nos fazer mais confiantes.
 

LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- PEIXOTO, Tânia Loureiro. Nariz de batata. Franco Editora.
- RODRIGUES, João. Quer conhecer as diferenças? Franco Editora.
- AGUIAR, Maria Alice. Quer conhecer minha escola? Franco Editora.

 
• Prazo para postagem:
Veja também