João e Maria da Amazônia

R$ 32,00
ou 3 x R$ 10,67
. Comprar  
Autoras: Maria Diva Boechat e Marta Gusmão
Ilustradora: Meri

 
Os irmãos João e Maria desta história são quatis que se aventuram pela floresta amazônica para conhecer um estranho pássaro barulhento. Para não se perderem, marcam o caminho com sementes. Venha acompanhá-los nessa verdadeira aventura ecológica e descobrir uma maneira muito divertida de proteger a natureza. 
 
 
ISBN: 978-85-7671-233-6
Nº páginas: 16
Formato: 24x24 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção: 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: amizade, determinação, aventura, ecologia.

 

- Com a finalidade de sensibilizar os alunos para a leitura do livro, proponha uma pesquisa em jornais, revistas e internet sobre a Amazônia.

- Cada aluno, então, poderá relatar o que pesquisou.

- Liste os principais problemas existentes na floresta amazônica.

- Leia para os alunos a história original João e Maria.

- Posteriormente poderão ser lidos outros contos de fadas.

- Faça a leitura do livro João e Maria.

- O professor poderá levar informações sobre os quatis.

- Excetuando-se os personagens principais, João e Maria, os nomes dos demais personagens do livro são de origem tupi-guarani. Pesquise o significado dos mesmos. (Há, disponíveis na internet, diversos dicionários português / tupi-guarani. 

- Explique para as crianças que “antes da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, havia mais de mil línguas no país, faladas por índios de diversas etnias. Essas línguas exerceram grande influência na variante brasileira, agregando novos termos além de uma entonação característica. Outra grande influência foi exercida pelas numerosas línguas africanas que chegaram através do tráfico negreiro. No decorrer de sua história, o português brasileiro incorporou empréstimos de termos não só das línguas indígenas e africanas, mas também do francês, do castelhano, do italiano, do inglês, do árabe e do japonês”. (www.pt.wikipedia.org/wiki/Portugues_brasileiro). Sugira a criação de um texto (em poesia ou prosa) que brinque com as palavras “ emprestadas” de outras línguas. Vale também brincar com o significado desses vocábulos.

- Desafie as crianças a descobrirem palavras incorporadas ao nosso cotidiano, cuja origem se encontre  em uma das línguas citadas acima.  Pode-se, também, desafiá-las a descobrir a origem de algumas palavras lidas pelo professor, como por exemplo: samba, bunda, dengue (herança africana) /pizza, cappuccino (italiana) /esfirra(árabe) / jabuticaba, pipoca, urubu (tupi-guarani) / chocolate (espanhol).

- Divida a sala em grupos para que os alunos pesquisem os assuntos listados anteriormente, ou sugira:

. Plantas da Amazônia;

. Animais que vivem na floresta amazônica;

. Nomes de rios da Amazônia;

. O desmatamento/queimadas;

- Organize um mural com o material pesquisado.

- No texto são citados hábitos e características de alguns animais. Pesquise sobre a fauna amazônica (www.portalamazonia.globo.com) e descubra por que no texto é dito que: “dois quatis curiosos espreguiçam-se no galho da árvore em que haviam dormido enroladinhos feito uma bola”, “capivara rói as grades”, “sucuriju louca para abraçá-los”, “buracos cavados pelos tamanduás-bandeira e pelos tatus-canastra”, “voo rasante do gavião real”, “a anta escalou um terreno íngreme” “choque do peixe poraquê”, “enorme peixe-boi” “bicho-preguiça que, bocejando, chegou muito atrasado”, “escarcéu ensurdecedor das araras”, “cotia, com sua velha mania, havia enterrado as sementes para comê-las mais tarde”, “o uirapuru o pássaro da felicidade... com seu maravilhoso canto”.

- Sugira que as crianças pesquisem sobre outros bichos (valem quaisquer outros animais, inclusive os não pertencentes à fauna brasileira) e escrevam um texto no qual utilizem as características dos animais pesquisados como armas em defesa da natureza, como acontece na história de João e Maria da Amazônia.

- O que é a pororoca? Por que no texto é dito: ”... os peixes se aquietam. Toda a floresta parece silenciar.”? Veja os sites:

www.geocities.com/Athens/Crete/3033/pororoca.htm  e www.amazonialegal.com.br/textos/Pororoca.htm

- Que outros animais da fauna brasileira estão ameaçados de extinção, cujo habitat não é a floresta amazônica?

- O que é tráfico de animais? Como são transportados os animais contrabandeados e o que acontece em decorrência disso? A que são destinados os animais adquiridos através do tráfico?

- Por que a floresta amazônica é considerada o “pulmão da terra”?

- Sugira aos alunos que realizem uma pesquisa sobre as tribos indígenas que vivem na Amazônia.

- Confeccione um álbum de figurinhas. Os alunos pesquisarão sobre os animais da Amazônia e depois irão criar um álbum de figurinhas. Na figurinha poderá haver um desenho ou uma foto do animal, com uma legenda em que conste seu nome e suas características.  O trabalho poderá ser feito em duplas, ou em grupo.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- AGUIAR, Maria Alice. A natureza contra-ataca. Franco Editora.

- ROCHAEL, Denise. Tô saindo pra pescar. Franco Editora.

- ALVAREZ, Reynaldo Valinho. O voo de Cauã. Franco Editora.

- GODINHO, Marilene. No reino das águas. Franco Editora.

Filme: Tainá

• Prazo para postagem:
Veja também