Quer conhecer minha rua?

R$ 44,00
ou 3 x R$ 14,67
. Comprar  
Autores: Fernando Franco e Marta Gusmão
Ilustradora: Semíramis Paterno

 
Quer conhecer um lugar misterioso, movimentado e muito divertido de morar? Pegue carona nesta história. Você vai adorar!
 
ISBN: 978-85-7671-094-3
Nº de páginas: 16
Formato: 26x36 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção: Verso no Universo
 

ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: a rua, sinais de trânsito.
 
- Converse com as crianças sobre o caminho que percorrem de suas casas até a escola.
- Proporcione que façam um registro (desenhos, fotos) desse caminho, comparando-os.
- Faça um registro fotográfico da rua da escola (características que podem ser comparadas com fotos mais antigas, se houver, no acervo da escola).
- Trabalhe com os diversos endereços de moradia das crianças; incentivando a pesquisa sobre a origem dos nomes dessas ruas.
- Trabalhe com os sinais de trânsito existentes nas ruas, peça que as crianças registrem os mesmos e pesquisem seus significados.
- Promova atividade em que vivenciem as regras de trânsito, principalmente as relacionadas aos pedestres. Pode-se montar com as crianças um semáforo de papelão, riscar as ruas com as faixas de pedestres, simulando uma cidade. Cada criança poderá criar um automóvel com caixa de papelão grande e entrar nele.
- Organize um mural sobre os meios de transportes com gravuras e desenhos.
- Pesquise artigos e reportagens sobre a violência (notícias de jornal da cidade).
- Elenque as atividades de lazer e comércio nas ruas das crianças.
- Procure conhecer os serviços essenciais para a conservação das ruas da cidade, levante questões sobre a preservação das nossas ruas, de nossa cidade e de nosso meio ambiente.
- Sua rua é arborizada? Converse com as crianças sobre a importância das árvores.
- Converse com elas sobre as brincadeiras que realizam em suas ruas (se é que brincam na rua).
- Converse com as crianças sobre fantasmas. Converse sobre o medo.
- Proporcione a interação com as obras de Portinari (que retratam brincadeiras nas ruas de Brodósqui).
- Para o personagem da história, o que há de melhor em sua rua são os amigos. E para você, o que há de especial em sua rua?
- Como é a sua escola? Lá os alunos também se esquecem da hora?
- Em todas as ilustrações aparece uma pipa voando. Confeccione com as crianças uma pipa.

 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- AGUIAR, Maria Alice. Quer conhecer minha escola? Franco Editora.
- MIRANDA, Marco. Quer conhecer meu quintal? Franco Editora.
- BOECHAT, Maria Diva. O carro de Pedro. Franco Editora.
- RIBEIRO, Jonas. Quer conhecer minha casa? Franco Editora.
- LOURO, Aline e FRANCO, Fernando. Quer conhecer minhas brincadeiras? Franco Editora.
• Prazo para postagem:
Veja também