Entre cigarras e formigas

R$ 20,00
. Comprar  
Autora: Cláudia Miranda
Ilustradora: Tati Rivoire

Íris é uma formiguinha que ainda está no berçário, onde ouve muitas histórias, inclusive aquela da Cigarra e da Formiga. Com isso, sua cabecinha voa muito e quando ela está pronta para partir para o trabalho de procurar alimento, faz trapalhadas uma atrás da outra. Será que a líder, dona Cesarina, vai deixá-la nessa função por muito tempo? 

 
ISBN: 978-85-88600-59-1
Nº páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 7 a 9 anos
Coleção: 
 
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: organização social, trabalho, respeito às diferenças.

 

 

- As formigas são insetos sociais, isto é, vivem em colônias ou ninhos, onde cada uma trabalha para todos os membros da colônia e não somente para si mesma. Faça uma comparação sobre o funcionamento da nossa sociedade.

- Descreva as características e os habitats das formigas.

- As personagens da história são formigas saúvas. O livro cita uma frase famosa: “Muita saúva e pouca saúde, os males do Brasil são.” Converse com os alunos sobre o seu significado.

- Saliente que o livro baseia-se na obra de Esopo. 

- Peça às crianças que identifiquem o personagem principal do livro. Como ele é? O que ele gosta de fazer? Qual é o seu comportamento?

- Monte com as crianças um quadro comparativo sobre o tipo de vida de cada uma: cigarras, formigas e crianças. O que cada uma faz.

- A partir deste quadro, tente fazer com que elas discutam que o grande desejo de Íris era conciliar trabalho e lazer, e que este também é um dos grandes desafios dos seres humanos, como foi para a formiguinha da história.

- Íris realizou seu desejo? Como?

- Peça que cada um faça em seu caderno ou em folha avulsa, uma descrição detalhada do seu dia, como divide o tempo entre estudo e lazer.

- Divida a turma em dois grupos que deverão pesquisar e encontrar o maior número possível de informações sobre as cigarras e as formigas, montando uma ficha técnica sobre eles, que poderá ser afixada na sala para eventuais consultas.

- Monte um mural com desenhos de um formigueiro por dentro.

- Faça a leitura das ilustrações, nas quais as formiguinhas passeiam pela capa, por todas as páginas, até chegar à contracapa, se misturando às notas musicais da cigarra.

- Converse com os alunos sobre Monteiro Lobato e sua obra.

- Conte a história Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado.

- Convide um contador de histórias para ir à escola e faça uma tarde (ou manhã) de contação.

- Depois de ler a versão original de Esopo, organize um júri, alguns alunos acusando a cigarra e a formiga e outros fazendo a defesa.

- A autora sugere que os leitores inventem um final para história. Mãos à obra!

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- BOECHAT, Maria Diva e GUSMÃO, Marta. João e Maria da Amazônia. Franco Editora.

- VIANA, ARIEVALDO. O soldadinho de chumbo e a bailarina dourada. Franco Editora.

 
• Prazo para postagem:
Veja também