Autor: João Rodrigues
Ilustradora: Meri
Este livro descreve de forma poética, lúdica e colorida algumas diferenças que conhecemos pelo nome e/ou pela aparência com que se mostram na vida cotidiana. De forma sutil, João Rodrigues direciona o nosso olhar para um dos grandes desafios da sociedade contemporânea: o trato com a diversidade. Ele aproveita pra nos desafiar a respeitar e a celebrar as diferenças.
ISBN: 978-85-7671-378-4 |
Nº de páginas: 16 |
Formato: 24x33 cm |
Idade: 4 a 7 anos |
Coleção: Verso no Universo |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: diferenças, autoestima, respeito ao próximo.
- Comece o trabalho com o livro assentando as crianças em roda. Peça a um aluno por vez que se levante da roda e passe na frente de cada amiguinho observando bem o rosto e o corpo.
- Peça as crianças para identificar as diferenças observadas. Tome o devido cuidado para não gerar a prática do bullying;
- Discuta as diferenças na natureza e entre as pessoas.
- Conte a história do Patinho Feio, mostrando que, às vezes, o “diferente” é mais bonito do que o “conhecido”.
- Bullying é um excelente tema para ser tratado antes da leitura do livro. Converse com as crianças sobre a forma maldosa com que certas pessoas tratam os “diferentes” humilhando, xingando e até agredindo fisicamente.
- Após a leitura, poderá ser feito um paralelo dos personagens do livro com os alunos da classe, inclusive as crianças poderão associar alguns personagens a pessoas que eles têm contato no seu cotidiano fora da sala de aula.
- O livro permite uma reflexão sobre algumas doenças e deficiências: paralisia infantil (falar sobre a importância das vacinas), a síndrome de Down (deficiência genética), o autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA), que pode se desenvolver antes e depois do nascimento. A criança que tem esse distúrbio, tem dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, em contrapartida, é boa em aprender visualmente, são atentas em detalhes e exatidão, capacidade de memória elevada e são leais e confiáveis), o cadeirante (doenças e acidentes), aparelho nos dentes (a importância do cuidado com a saúde bucal, como a escovação, o uso de chupetas e mamadeiras), o uso de óculos (problemas genéticos ou acidentes).
- Outra diferença tratada no livro, não menos importante que as outras, é a questão da cor da pele. Vale destacar que nosso país é mestiço, isso abre uma discussão e reflexão com as crianças para conscientizá-las que cor de pele e raça não são impedimentos para nos relacionarmos e que ninguém é melhor que outro por conta dessa característica.
- Trabalhe com os alunos sobre as diversas raças que formam o povo brasileiro.
- Apesar de não citar no livro sobre a diversidade religiosa, o (a) professor (a) pode se permitir fazer uma colocação sobre essas diferenças (que geram tantos conflitos na sociedade atual).
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LOURO, Aline. Cada um... é um! Franco Editora.
- VASQUES, Marciano. Rufina. Franco Editora.
- PATERNO, Semíramis. O menino que enxergava com o coração. Franco Editora.
- DIAS, Vera Lúcia. A festa no castelo. Franco Editora.
- BORGES, Rose. Tão diferentes. Franco Editora.