ATIVIDADES SUGERIDAS
Você já viu um porco-espinho de verdade? E uma foto? Sabe como ele é todo coberto de espinhos, não é? Ah! Mas como é difícil aprender a conviver com a pele cheia de espinhos!!! É preciso ter cuidado para não espetar os amigos, os companheiros de futebol, os colegas da escola... Será que esses espinhos servem para alguma coisa em algum momento?
Temas abordados: animais, autoestima, convivência.
- Converse com as crianças sobre os porcos-espinhos: habitat, hábitos e características.
- Como é o porco-espinho Alfinete?
- Por que será que ele tem este nome? Você daria outro nome para ele?
- Descubra algumas características dos animais que aparecem na história: coelho, capivara, gambá, onça pintada etc. Organize um mural com fotos desses animais.
- Alfinete se sentia muito triste por ter o corpo coberto de espinhos e desejava ter nascido coelho. E você, tem vontade de mudar alguma coisa em seu corpo?
- Conversar com as crianças sobre os sentimentos de alegria e tristeza.
- Ressaltar a importância da amizade e das brincadeiras realizadas em grupos.
- Conversar sobre a questão do preconceito. Quais preconceitos nós conhecemos?
- Alfinete gostava de passear sozinho pelo campo perto do riacho. O que você mais gosta de fazer?
- Debata sobre as diferenças observadas na natureza e em sala de aula.
- Alfinete percebeu que, o que ele julgava um defeito – os espinhos – eram, na verdade, uma proteção muito eficaz contra o perigo. Passou, então, a se aceitar como era, vivendo muito mais feliz. Converse sobre a questão da autoestima, sobre os defeitos e qualidades que todos nós possuímos. Que para os outros nos respeitar, nós, primeiramente, precisamos nos aceitar como realmente somos.
- Trabalhe com a história O patinho feio.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LOURO, Aline. Cada um... é um! Franco Editora.
- VASQUES. Marciano. Rufina. Franco Editora.
- VIANA, Arievaldo. O patinho feio. Franco Editora.