O rato adormecido

R$ 37,00
ou 3 x R$ 12,33
. Comprar  
Autoras: Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira
Ilustrador: José Regino

 

Racumim é um rato diferente: é um rato de biblioteca que adora ler! Em “O rato adormecido”, ele se empolga tanto com as histórias que nem percebe os perigos que o rodeiam e acaba se metendo em grandes apuros...
 

 

ISBN: 978-85-7671-084-4
Nº páginas: 16
Formato: 20x27 cm
Idade: 7 a 9 anos
Coleção: Racumim e Racutia
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

 

Racumim é um rato diferente: é um rato de biblioteca que adora ler! Em “O rato adormecido” ele se empolga tanto com as histórias que nem percebe os perigos que o rodeiam e acaba se metendo em grandes apuros...


Temas abordados: amor aos livros, biblioteca, a arte de contar histórias.

 

- Racumim é um ratinho que não ia à biblioteca para roer os livros, mas para lê-los. Pois adorava ler. Conversar com os alunos sobre o prazer da leitura e sua importância.

- O que significa a expressão “rato de biblioteca”?

- Como é a biblioteca de sua escola? Conversar com os alunos sobre como se comportar em uma biblioteca.

- Que tal organizar uma biblioteca de classe? Os alunos poderão doar os livros e gibis que ficarão guardados no armário da sala para serem lidos na escola ou em casa. Pode-se também fundar um Clube de Leitura, elegendo presidente, vice-presidente, tesoureiro e um nome para a biblioteca.

- Levar os alunos a pesquisarem sobre os roedores, em especial os ratos. Poderão montar um mural com gravuras e desenhos.

- A família de Racumim é enorme. E a sua como é? Deixar que os alunos falem sobre as características de suas famílias.

- Racutia recebeu um bilhete alertando sobre um grande perigo. Instigar os alunos a escreverem bilhetes.

- O nome da biblioteca da história é Maria Clara Machado. Conversar com os alunos sobre suas obras no teatro infantil.

- Racutia adorava contar histórias para os filhotes. Promover uma tarde de contação de histórias na escola.

- Contar a história Branca de Neve. Propor a seguinte discussão: na história, a bruxa finge que é boa para enganar a Branca de Neve. Que outras pessoas, na realidade, fingem que são boas para enganar alguém?

- O livro "O rato adormecido" é todo ilustrado com recorte e colagem. Os alunos poderão criar trabalhos utilizando esta técnica.

- Comparar o grande perigo a que Racumim foi exposto e analisar os perigos que as crianças correm na vida real. Pesquisar com os pais também sobre esses perigos, para trabalho de prevenção.

- A vivência da morte sempre é assustadora quando visita as pessoas. Então, é preciso educar para a perda, para o confronto com as frustrações, com a falta. E, o processo da "dor" de Racutia ao pensar que o filho estava morto é um bom momento para iniciar uma discussão leve sobre o tema. Pode se questionar sobre perdas diversas que já viveram (não só de pessoas, mas animais, objetos etc). As mais crescidas podem escrever sobre o tema. E destacar as emoções que sentiram no momento.

- Na tentativa de ressuscitar Racumim, quais os órgãos de sentido são estimulados? Trabalho sistematizado e concreto de estimulação dos órgãos de sentido.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- MADUREIRA, MARIA CÉLIA E GONÇALVES, RAQUEL FERREIRA. Deu rato na biblioteca. Franco Editora.
- MADUREIRA, MARIA CÉLIA E GONÇALVES, RAQUEL FERREIRA. Os amores de Racutia. Franco Editora.

• Prazo para postagem:
Veja também