Janaína, a bailarina

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autora: Rosângela Vieira Rocha
Ilustrador: Walter Lara

 

Janaína é uma menina negra muito bonita e alegre. Como seus pais são pobres, ela vai morar com sua tia Luana na cidade. No colégio, Jana logo faz amizades. Numa festa, todos ficam encantados com o seu talento para a dança. Mateus não para de admirá-la, o que desperta o ciúme de Laura, que começa a fazer uma campanha nas redes sociais contra Janaína.  

 
ISBN: 978-85-7671-162-9
Nº páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção:
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: diversidade, preconceito de cor, bullying nas redes sociais (perseguição psicológica), papel da escola no combate ao bullying, inveja, ciúme, amizade, importância da família, necessidade de limites na educação.

 

- A personagem principal, Janaína, é uma menina negra e de origem humilde. Converse com as crianças sobre a importância dos negros na formação do Brasil como nação. Influências nas artes, na culinária, no vestuário.

- Origens dos preconceitos: por que existe preconceito contra pobres e negros no país?

- Discuta as diferenças entre as pessoas.

- Janaína adora ler e dançar. Que livros as crianças já leram? De que leituras gostam mais? Por quê? E quanto à dança? Vocês sabem dançar?

- Qual foi a atitude de Júlio, quando disse à Janaína frases agressivas e desrespeitosas contra a sua cor? Ele foi preconceituoso? Por que será que agiu dessa maneira desrespeitosa?

- Como foi a atitude de Carmem na história, ao contar à Janaína e à Luana que a turma do colégio estava falando mal dela nas redes sociais? Ela foi amiga e generosa ou queria só fazer fofoca? Discuta a importância da amizade e da lealdade.

- Qual foi o papel da família de Carmem? Eles realmente ajudaram Janaína e Luana?

- O que teria levado Laura a fazer campanha contra Janaína nas redes sociais, mentindo e desqualificando a colega? Fale sobre emoções como inveja, ciúme e despeito.

- Qual o papel de Mateus na história? Foi o interesse dele por Janaína que desencadeou o ciúme de Laura?

- Que importância teve a escola no enfrentamento da questão do bullying? A atuação da diretora foi importante para resolver o problema?

- Que papel desempenharam os pais dos alunos, quando foram avisados pela escola do que estava acontecendo? Eles ajudaram a diretora a solucionar o caso?

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- ROCHA, Rosângela Vieira. A festa de Tati. Franco Editora.

- Idem, Três contra um. Franco Editora.

- VASQUES, Marciano. Rufina. Franco Editora.

• Prazo para postagem:
Veja também