O planeta das letrinhas

Preço sob consulta
. Comprar  
Autoras: Elba GGomes e Tatiana Oliveira
Ilustradora: Luciene GGomes

 

Dona Abelha resolveu visitar um planeta: "O Planeta das Letrinhas". E não é que nesse Planeta estava acontecendo a Olimpíada dos Bichos? E o que dona Abelha fez? Decidiu ajudar na organização desse grande evento. Mas, atrapalhada, acabou fazendo uma grande confusão. Vamos descobrir o que foi? Vamos espiar o que aconteceu no Planeta das Letrinhas?

 
ISBN: 978-85-7671-169-8
Nº páginas: 32
Formato: 20x20 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção: 
 

ATIVIDADES SUGERIDAS
 

Temas abordados: alfabeto, iniciais dos nomes, esportes, animais, olimpíadas.

 

- Conversar com os alunos sobre o que é uma Olimpíada.

- Conversar com as crianças sobre como os animais são apresentados no livro (ordem alfabética, segundo as iniciais de seus nomes).

- Organizar os nomes das crianças da turma também em ordem alfabética em um cartaz na sala – analisar quantos começam com a mesma letra, qual letra do alfabeto aparece mais como inicial dos nomes, qual letra do alfabeto não aparece como inicial dos nomes.

- Conversar sobre o que os animais aparecem fazendo no livro: listar os esportes conhecidos pela turma.

- Pesquisar a história dos esportes.

- Pesquisar os esportes presentes em nossa cultura e em outras culturas, em outros lugares do mundo.

- Pesquisar notícias esportivas em jornais.

- Entrevistar um esportista existente na comunidade.

- Organizar a vivência em algum esporte citado no livro.

- Animais que aparecem no livro: pesquisa sobre suas características, onde vivem, elaboração de um livro seguindo a ordem alfabética e contendo textos informativos sobre cada um construído coletivamente pela turma, sendo o professor o escriba.

- Organizar um álbum de figurinhas com os animais do livro e outros animais com as mesmas iniciais.

- Visitar um parque ou zoo onde possam ver alguns animais que aparecem no livro.

- Realizar atividade de escrita utilizando o encarte do livro. Recortar as letras do alfabeto e colocá-las nos espaços correspondente ao animal.

- Brincar com as crianças de jogos de adivinhação sobre as letras, por exemplo, explorando linhas retas e curvas: em que letra estou pensando? É uma letra formada somente por uma linha reta (I), é uma letra formada por duas linhas retas que se cruzam (X) etc. Para essa brincadeira é importante que as crianças tenham visível o alfabeto maiúsculo.

- Propor atividade de linguagem plástica em que as crianças são desafiadas a criar desenhos a partir de alguma letra (desenho com interferência).

- Instigar as crianças a brincar com as formas das letras utilizando seus corpos (formar as letras para os amigos verem usando o corpo). É uma brincadeira interessante que explora o valor do trabalho em equipe.

- Propor às crianças o jogo da “barquinha carregadinha de...” em que alguém inicia dizendo: “lá vai uma barquinha carregadinha de melancia...” e o próximo tem que dizer algo que se inicie com a mesma letra.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- MEIRELLES, Gilda. Nomes. Franco Editora.

- GODINHO, Marilene. Cada letra uma aventura. Franco Editora.

Veja também