Autoras: Elba GGomes e Tatiana Oliveira
Ilustradora: Luciene GGomes
Dona Abelha resolveu visitar um planeta: "O Planeta das Letrinhas". E não é que nesse Planeta estava acontecendo a Olimpíada dos Bichos? E o que dona Abelha fez? Decidiu ajudar na organização desse grande evento. Mas, atrapalhada, acabou fazendo uma grande confusão. Vamos descobrir o que foi? Vamos espiar o que aconteceu no Planeta das Letrinhas?
ISBN: 978-85-7671-169-8 |
Nº de páginas: 32 |
Formato: 20x20 cm |
Idade: 4 a 7 anos |
Coleção: |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: alfabeto, iniciais dos nomes, esportes, animais, olimpíadas.
- Converse com os alunos sobre o que é uma Olimpíada.
- Converse com as crianças sobre como os animais são apresentados no livro (ordem alfabética, segundo as iniciais de seus nomes).
- Organize os nomes das crianças da turma também em ordem alfabética em um cartaz na sala – analise quantos começam com a mesma letra, qual letra do alfabeto aparece mais como inicial dos nomes, qual letra do alfabeto não aparece como inicial dos nomes.
- Converse sobre o que os animais aparecem fazendo no livro: liste os esportes conhecidos pela turma.
- Pesquise a história dos esportes.
- Pesquise os esportes presentes em nossa cultura e em outras culturas, em outros lugares do mundo.
- Pesquise notícias esportivas em jornais.
- Entreviste um esportista existente na comunidade.
- Organize a vivência em algum esporte citado no livro.
- Animais que aparecem no livro: pesquisa sobre suas características, onde vivem, elaboração de um livro seguindo a ordem alfabética e contendo textos informativos sobre cada um construído coletivamente pela turma, sendo o professor o escriba.
- Organize um álbum de figurinhas com os animais do livro e outros animais com as mesmas iniciais.
- Visite um parque ou zoo onde possam ver alguns animais que aparecem no livro.
- Realize atividade de escrita utilizando o encarte do livro. Recorte as letras do alfabeto e coloque-as nos espaços correspondente ao animal.
- Brinque com as crianças de jogos de adivinhação sobre as letras, por exemplo, explorando linhas retas e curvas: em que letra estou pensando? É uma letra formada somente por uma linha reta (I), é uma letra formada por duas linhas retas que se cruzam (X) etc. Para essa brincadeira é importante que as crianças tenham visível o alfabeto maiúsculo.
- Proponha atividade de linguagem plástica em que as crianças são desafiadas a criar desenhos a partir de alguma letra (desenho com interferência).
- Instigue as crianças a brincar com as formas das letras utilizando seus corpos (formando as letras para os amigos verem usando o corpo). É uma brincadeira interessante que explora o valor do trabalho em equipe.
- Proponha às crianças o jogo da “barquinha carregadinha de...” em que alguém inicia dizendo: “lá vai uma barquinha carregadinha de melancia...” e o próximo tem que dizer algo que se inicie com a mesma letra.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- MEIRELLES, Gilda. Nomes. Franco Editora.
- GODINHO, Marilene. Cada letra uma aventura. Franco Editora.