No meio feito recheio

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Autora: Regina Mendes
Ilustradora: Amanda Freitas


"No Meio Feito Recheio" é uma história deliciosa, que fala dos sentimentos de um menino de quase quatro anos que está prestes a ganhar um irmãozinho. Mil interrogações começam a borbulhar em sua cabeça. E ele, junto com a mamãe, encontrará uma forma para solucionar esse problemão. Você vai amar a maneira afetuosa com que essas questões serão resolvidas.

 
ISBN: 978-85-7671-303-6
Nº páginas: 12
Formato: 17x25 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção: 
 

Temas abordados: relacionamento familiar, autoestima.

ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Após a leitura do livro, as seguintes questões podem ser levantadas:
- Por que o livro tem esse nome?
- Você consegue pensar em outro nome para o livro?
- Como se chama a “foto gigante” que mamãe mostrou a todos? (ultrassonografia)
- O que o menino descobriu?
- Como ele se sentiu ao descobrir que seria o irmão do meio?
- Não é mencionado o nome do personagem principal. Que nome os estudantes dariam para ele?
- Perguntar aos alunos que lugar eles ocupam entre os irmãos.
- Como eles se sentem sobre essa posição?
- Descubra se os alunos consideram difícil ser “o irmão do meio”.
- Professor, você deverá ter sensibilidade ao se deparar com situações em que a criança não more com os pais, ou tenha perdido um deles!
- Peça para os alunos desenharem sua própria família.
- Esses desenhos podem ser expostos na sala de aula em um “varal das famílias”.
- Eles também podem fazer uma cartinha direcionada à mãe, agradecendo pelo esforço dela e amor dedicado aos membros da família.
- As crianças podem pesquisar em casa e descobrir qual o lugar que os pais ocupam entre os irmãos.
 
- Coloque a música: ”Família Original”:
“Aqui vive um alegre pessoal
 Família bem original
 Um pai, uma mãe, um irmão, uma irmã
Bebê tão bonito e gentil
Bebê tão bonito e gentil
Que forte é o papai polegar
A mãe a rainha do lar
O irmão é maior, a irmã é menor
Bebê vamos nós embalar
Bebê vamos nós embalar

- Converse com os alunos sobre a letra da música.
- Faça uma atividade com pintura nos dedos (cada dedo representando um membro da família).
- Faça uma atividade com massinha de modelar, para as crianças representarem a família.
- Conhecendo minha história: entregue uma folha para cada aluno, com uma árvore genealógica (Simples – irmãos, pais e avós), peça para as crianças levarem para casa e com o auxílio dos pais preencherem.
- O aluno pode ser incentivado a perguntar aos pais sobre seu nascimento e escrever em poucas linhas o que descobriu.

LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- COSTTA, Silvio. Um comilão, um briguento e um chorão. Franco Editora.
- OLIVEIRA, Erica. Betina, a colecionadora. Franco Editora.
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