Teca

R$ 27,00
ou 3 x R$ 9,00
. Comprar  
Autora: Iris Borges
Ilustrador: Sami Ribeiro

 
Temos amigos muito especiais: crianças, velhos, animais. Neste livro, a amiga é uma papagaia. E que susto leva a Marreca quando perde seu bichinho! Será que ela encontra de novo sua papagaia falante?
 
 
ISBN: 978-85-7671-208-4
Nº de páginas: 12
Formato: 24x24 cm
Idade: 4 a 6 anos
Coleção:
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: nomes próprios, animais de estimação, meio ambiente.
 
Após a leitura do livro, converse com as crianças sobre como a menina da história é chamada (por que será que é chamada de Marreca), converse sobre apelidos das pessoas (alguns apreciados, outros não); converse sobre as dificuldades que a pessoa enfrenta quando não gosta de seu apelido.
A partir desta discussão, proponha uma pesquisa sobre os nomes das personagens das histórias (ex: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Gata Borralheira, Pequeno Polegar – quais seriam seus nomes verdadeiros?).
Faça uma lista com os animais domésticos que as crianças da turma possuem em suas residências.
Construa gráficos, comparando as quantidades dos animais domésticos que as crianças têm.
Pesquise a origem da domesticação desses animais.
Teca era uma papagaia: conversar sobre essa ave e sobre os animais silvestres que devem ter permissão do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para serem criados fora de seu habitat.
Teca conseguia falar, converse com as crianças sobre a capacidade de aprendizagem de alguns animais – se fossem donos da Teca o que gostariam que ela falasse?
Proponha uma pesquisa sobre as aves existentes na escola, no entorno da mesma e na cidade.
Se possível, realize um estudo do meio em espaços como bosque, zoológico, parques para que as crianças interajam com animais silvestres.
Pesquise sobre os animais silvestres e o risco de extinção de alguns (tráfico de animais, problemas com o meio ambiente que afetam a vida dos mesmos).
A casa da história possui um quintal. Converse com as crianças sobre as vantagens e desvantagens de se morar em uma casa.
Proporcione a interação com obras de arte que retratam aves (ex: Portinari, Tarsila do Amaral), se possível incentive a releitura das mesmas.
Proponha para as famílias que possuem aves (silvestres ou não), como animais de estimação, que visitem a escola trazendo o animal ou que combinem uma visita da turma à casa de alguma criança que tenha ave, como animal de estimação. Observe que é preciso uma licença do órgão ambiental para manter animais em cativeiro.
 As ilustrações do livro apresentam detalhes feitos com tecido. Sugira às crianças que façam desenhos e pinturas utilizando colagens de tecidos e papéis com estampas diferenciadas.

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
PEIXOTO, Tânia de Oliveira. Uma avezinha quase gente. Franco Editora.
MIRANDA, Marco. Quer conhecer meu quintal? Franco Editora.
Ribeiro, Jonas. Quer conhecer minha casa? Franco Editora.
• Prazo para postagem:
Veja também