Os dedos

R$ 18,00
ou 3 x R$ 6,00
. Comprar  
Autor: Júlio Emílio Braz
Ilustradora: Denise Rochael

 
O livro aborda a relação de interdependência e solidariedade que existe ou deveria existir entre as pessoas, valendo-se de uma metáfora: o relacionamento entre os vários dedos de uma mão.

 
ISBN: 978-85-7671-138-4
Nº de páginas: 16
Formato: 20x20 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção:
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: relacionamentos, solidariedade, vida em grupo e descoberta de personalidade.
 
- Estimule os leitores a falar de si mesmo e de suas personalidades a partir de depoimentos orais, durante debate em sala de aula, ou através de redações, abordando temas como família, amigos e a vizinhança.
- Discuta temas como solidariedade e solicite que os alunos falem da interdependência deles em relação ao mundo que os cerca (empregados, empresários tais como: padeiros, motorista de transporte escolar e assim por diante) e com os pais.
- Como e quando podemos ser solidários?
- Na sala de aula também podemos ser solidários? Liste atitudes solidárias em sala de aula com o professor e colegas.
- Pesquise sobre a interdependência de várias criaturas do mundo animal e vegetal.
- Sugira que os alunos pesquisem sobre a cadeia alimentar.
- Proponha trabalhos relacionados às artes plásticas: pinturas, esculturas, modelagens diversas, usando as mãos.
- Sugira trabalhos que se valham da palavra “mão” e a sua utilização no dia a dia (mão dupla, mão na roda, etc), valendo-se de cartazes com fotos, ex.: de sinais de trânsito.
- Converse com os alunos sobre as impressões digitais e a sua utilização como “assinatura digital”. Colha a digital dos alunos e da professora tentando reconhecer as diferenças de cada uma.
- Leve os alunos para conhecer pessoas que trabalhem com artesanato, cerâmica, produção de redes de pesca, malabaristas, músicos, e outras atividades onde o uso das mãos seja preponderante.
- Produza um texto coletivo sobre as múltiplas utilidades das mãos e apresente-os em forma de jogral.
- Organize um mural de fotos exibindo pessoas da própria escola, de seu bairro ou cidade, usando as mãos em várias situações.
- Promova palestras de especialistas ou de pessoas que se valem da linguagem de libras (deficientes auditivos) ou da leitura em braile (deficientes visuais).
- Promova um debate com as crianças sobre o uso das mãos para produzir coisas e atitudes importantes.
- Promova diálogos entre os alunos apenas utilizando sinais e gestos com as mãos.
- Proponha aos alunos atividades manuais com: massinha de modelar, argila, colagens etc. 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:- RIBEIRO, Jonas. Mãos tagarelas bocas sorridentes.  Franco Editora.

- BRAZ, Júlio Emílio. Um dragão chamado João.  Franco Editora.
• Prazo para postagem:
Veja também