ATIVIDADES SUGERIDAS
Enquanto a mãe trabalha na revitalização do Museu Mariano Procópio, quatro irmãos recebem das musas gregas uma missão: localizar um poderoso objeto – oculto no local sob a forma de enigmas – cobiçado há séculos pela maligna Confraria das Sombras. Ao seguir suas aventuras, os leitores conhecerão personagens e objetos históricos, mergulharão na mitologia grega e em acontecimentos marcantes da América Latina – especialmente do Brasil – sendo apresentados, de forma cativante, a um dos mais importantes museus brasileiros.
Temas abordados: suspense, comportamento, mitologia grega, cultura inca, história do Brasil.
Museus
- Definição de museu e sua função.
- Pesquise o que faz um museólogo.
- Pergunte aos alunos se eles já visitaram museus – faça com que comentem suas impressões das visitas.
- Fale de museus famosos e grandes obras de arte.
- Pesquise a história do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora.
- Pesquise a história de algum museu da sua cidade ou próximo.
- Quais são as obras de arte citadas no livro?
Mitologia Grega
- As musas gregas, suas origens e atribuições.
- Comente alguns mitos gregos com os alunos.
Linguagem
- Palavras que vêm do grego.
- Português, espanhol – diferenças e semelhanças.
- Pesquisar sobre o quéchua – o idioma inca.
- Diferenças observadas no linguajar do século XIX, presente no diário e nas falas de Dom Pedro II, para o atual.
História e Geografia
- A importância da Grécia na civilização ocidental.
- Pesquise sobre o Peru do século XVI, os incas e a chegada dos espanhóis liderados por Pizarro.
- Pesquise sobre a descoberta de Machu Picchu no século XX.
- Pesquise e comentar alguns fatos históricos citados no livro – fuga da família real portuguesa para o Brasil, maioridade de Dom Pedro II e proclamação da república.
- Pesquise e/ou comente sobre as principais figuras históricas citadas no livro: Francisco Pizarro, Pedro I, Pedro II, Carlota Joaquina, Mariano Procópio, Alfredo Ferreira Lage.
Comportamento/relação familiar
- Descreva os quatro irmãos protagonistas.
- Como é o relacionamento entre os irmãos? Faça a análise aos pares: Hugo e Camila, Hugo e Tadeu, Hugo e Juliana, Camila e Tadeu, Tadeu e Juliana.
- Como os filhos de Eloísa encaram um possível novo relacionamento amoroso na vida da mãe?
Ciências
- Viagens no tempo são possíveis? Pesquise algumas teorias da física sobre o assunto.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LEWICKI, Glaucia. Uma aventura no Museu Histórico Nacional. Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. Uma O segredo do Catetinho. Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. O segredo da sala da rosa. Franco Editora.
- SQUARISI, Dad. Deuses e heróis. Franco Editora.