A história da amizade entre Dona Ornélia e Zé Godó

Preço sob consulta
. Comprar  

Autora: Semíramis Paterno
Ilustradora: Semíramis Paterno

A história nos mostra que um único amigo verdadeiro ilumina e alegra toda a nossa vida. Agora, bem mais importante do que fazer amigos é preservar as amizades. E isso só se consegue com criatividade, passeios legais, risadas gostosas, comidinhas saborosas, conversas animadas e gestos de atenção, gentileza, carinho, amor. Um brinde aos amigos!
 
 
ISBN: 978-85-7671-283-1
Nº páginas: 16
Formato: 20x20 cm
Idade: 7 a 9 anos
Coleção:
 

 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: amizade, solidão, gentileza, carinho.

 
- Dona Ornélia e Zé Godó herdaram os nomes do tataravô e da bisavó. Solicite que as crianças pesquisem as origens de seus nomes.
- Zé Godó é o apelido do menino. Converse com as crianças sobre apelidos.
- O menino não tinha irmãos e os amigos moravam longe. Dona Ornélia havia se aposentado. Converse sobre a solidão e a vantagem de se ter amigos.
- Por que será que Dona Ornélia e Zé Godó se encontraram, se identificaram tanto e ficaram felizes no final da história? Como você continuaria essa história entre os dois?
- O que Dona Ornélia e Zé Godó podem aprender juntos nessa nova amizade? Você já aprendeu coisas com pessoas idosas? Você já ensinou coisas para uma pessoa idosa?
- Converse com as crianças sobre a amizade. O que é ser amigo? O que é legal o amigo fazer? O que não é legal ele fazer? Registrar as respostas em um cartaz e expor na sala.
- Atividade em folha: peça às crianças que desenhem elas mesmas e seu melhor amigo. 
- Nos dias de chuva o menino lia histórias para dona Ornélia. Promova uma socialização de vivências na sala de aula: você também ouve histórias? Em que situação? Quem as conta para você? Você já aprendeu coisas com pessoas idosas? Você já ensinou coisas para uma pessoa idosa?
- Compare as habilidades e capacidades da pessoa em diferentes fases da vida e pesquise sobre pessoas idosas, ativas e muito conhecidas pelos seus trabalhos.
- Liste as brincadeiras de que as crianças mais gostam.
- Promova um encontro de gerações na escola, no qual os convidados seriam as pessoas idosas das famílias, que poderiam contar histórias, narrar fatos e "causos". Isto poderia ser registrado num livro de histórias da classe.
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- MELO, Regina Célia. Sapato trocado, sorriso dobrado. Franco Editora.
- RODRIGUES, João. O menino que achava que empinava pipa. Franco Editora.
Veja também