Poc-toc

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora: Maria Alice Aguiar
Ilustradora: Paula Kranz

 
Poc-Toc é um brinquedo feito de letras que abriga, dentro dele, um outro brinquedo que fascina o menino André: um presente de aniversário que seria seu companheiro inseparável. A história é um impulso à fantasia, à descoberta e à invenção.

 
ISBN: 978-85-7671-254-1
Nº de páginas: 12
Formato: 17x25 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleções:
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: datas de nascimento, convívio entre familiares, repertório infantil, brincadeiras.
 
- Converse com as crianças sobre suas datas de nascimento, elabore uma linha do tempo com todas as datas.
- Converse com as crianças sobre suas famílias (diversidade na composição das famílias, se brincam com seus familiares, quais os interesses em comum entre os familiares).
- Debata sobre quais as vivências que possuem a respeito de seus aniversários (o que representa, se comemoram, como, onde, quais as lembranças que ficam de cada aniversário etc).
- O menino da história ganhou um brinquedo que aos poucos vai sendo descrito (o que acham que é no início da história? Se já ganharam algo parecido).
- O brinquedo tinha vários botões – elenque com as crianças quais brinquedos conhecem que possuem botões; se possível peça-lhes que tragam para a escola para brincarem um pouco juntos.
- Conforme a idade das crianças, proponha brincadeiras explorando o conceito de lateralidade.  
- Poc-Toc cantava músicas do repertório infantil: componha com as crianças um álbum com as músicas do repertório da turma; pesquise também junto às famílias para compor um álbum de músicas cantadas na época em que os adultos eram crianças; compare esse repertório – quais músicas permaneceram, se modificaram, quais não são mais cantadas etc).
- Converse com as crianças elencando suas brincadeiras em casa ou durante os momentos fora da escola; troque experiências dessas brincadeiras entre as crianças.
- Ao elencar as brincadeiras das crianças em seus tempos fora da escola, aproveite para conversar sobre o uso de brinquedos eletrônicos em grande parte do tempo e sobre a importância de brincadeiras com o corpo para o desenvolvimento físico.
- Faça com a turma um calendário de aniversários, combine a confecção de presentes para serem dados aos aniversariantes (álbuns com desenhos de todos, poesias, brinquedos construídos com sucata etc); ressaltando que o mais importante de um presente é o carinho com o qual é ofertado.
- Institua o “Dia do brinquedo” onde cada criança levará o seu brinquedo e compartilhará com os amigos.
 
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LOURO, Aline e FRANCO, Fernando. Quer conhecer minhas brincadeiras? Franco Editora.
- ROSCOE, Alessandra Pontes. Quer conhecer minhas cantigas favoritas? Franco Editora.

 
Veja também