A viagem de Cristal

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora e ilustradora: Rosângela Pedrina

O que você vê quando olha para o céu? Cristal é uma gotinha de água que vai viver uma aventura lá em cima. Uma viagem intrigante que revela um segredo sobre as gotinhas de água!
 Você imagina qual é? Viaje nesta história e participe de preciosas descobertas!

 
ISBN: 978-85-7671-228-2
Nº páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção: 


ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: a temperatura no mundo, a chuva, o ciclo da água, o sol.
 
- Por que estaria uma gotinha de água, sozinha, no meio de um jardim? De onde ela teria surgido? Como teria nascido Cristal? O que você imagina? Escreva, faça desenhos ilustrando sua resposta.
- A água é uma substância formada por dois elementos químicos diferentes. A fórmula da água é H2O. Quais são esses elementos?
- Todas as águas são limpas e transparentes, assim como Cristal e suas irmãs? A água tem gosto? Tem cheiro?
- Quais são as características da água que sai pela torneira em sua casa, em sua escola?
- Qual é o nome do ambiente aquático (rio, lago, lagoa, mar) que banha a cidade onde você mora? Qual é a cor da água nesse ambiente? Faça um desenho mostrando o que se encontra ao redor desse ambiente.
- Faça uma lista dos seres vivos que vivem na água e que você conhece. Faça desenhos ou cole figuras em seu caderno ilustrando a sua resposta.
- Faça um desenho ou colagem mostrando como a água pode ser encontrada no meio ambiente.
- Cristal nasceu em um jardim, no meio de flores. Escreva uma mensagem para os seus amigos. Peça que eles se comprometam a conservar as fontes de água limpas. Explique como e por que é preciso fazer isso.
- Observe as nuvens durante uma semana. Desenhe as nuvens e tudo o mais que você vê no céu. Faça um desenho, ilustrando como a Cristal e suas irmãs se uniram para formar as nuvens.
- Recorte de jornal ou revista as palavras e as figuras que você conheceu no livro A viagem de Cristal. Cole em uma folha de papel ou em seu caderno e fale sobre elas com seus colegas e professora.
- As gotículas de água brilham à luz do Sol e podem refletir uma aquarela de cores formando o arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Pinte essas cores em seu caderno. Ao esguichar uma mangueira com jato d’água contra a luz do Sol, ou colocando uma bacia com água ao Sol, você poderá perceber as cores do arco-íris.
- Qual é a importância do ciclo da água para a Terra? Pesquise, em um dicionário, o significado da palavra ciclo.
- O volume de água que existe no planeta Terra não aumenta nem diminui. É sempre o mesmo. Como isso pode acontecer? Faça um desenho ilustrando sua resposta.
- O que acontece com a água da chuva que cai do céu sobre o solo, os rios, lagos, florestas, cidades, etc.? Faça um desenho. Cole figuras em seu caderno.
- A água da chuva é sempre líquida?
- Como conservar o ambiente (ecossistema) onde mora Cristal e suas irmãs?
- Colete imagens e reportagens que mostram a situação da água dos rios, lagos e mares no planeta.
- Que ideias você teria para tornar os rios, lagos e mares um lugar melhor para Cristal e suas irmãs?
- Pesquisa de opinião:
a) Faça uma pesquisa com as pessoas na escola e na sua família, perguntando:
O que você faz para cuidar da água (dos rios, mares, lagos) no dia a dia?
b) Agora, reúna-se com seu grupo, compartilhando o resultado da pesquisa. As pessoas estão preocupadas com a conservação da água? Explique a sua resposta.
- No dia 22 de março, anualmente, é comemorado o Dia Mundial da Água.
Pergunte também às pessoas: devemos comemorar a presença da água somente nesse dia? Por quê?
- Você sabe usar a água com responsabilidade e respeito pela natureza? Justifique sua resposta.
- Trabalhe com a música Planeta Água de Guilherme Arantes. 
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
-
 ROCHAEL, Denise. Tô saindo pra pescar. Franco Editora.
- MIRANDA, Eraldo. O dia do rio. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria de. Água viva. Franco Editora.
Veja também