Lobos que fazem au-au

R$ 52,00
. Comprar  
Autora: Natália Cunha
Ilustrador: Sami Ribeiro
Você sabia que cachorros são lobos?
"Lobos que fazem au-au" têm a intenção de aproximar as crianças dos fatos científicos. Este livro busca apurar o paladar infantil para as maravilhas reais que encontramos rotineiramente e nos passam despercebidas. Venha conhecer esta história e se encantar com ela.
ISBN: 978-65-87134-55-0
Nº de páginas: 16
Tamanho: 23,8x23,8cm
Idade: a partir de 8 anos

Temas abordados: biologia, história, comportamento animal, evolução.
 
ATIVIDADES SUGERIDAS:
- Dialogando com o livro:
Caro professor, obrigada pela sua companhia nessa linda jornada de aprendizado e amor pela literatura. Encorajamos e esperamos receber mensagens dos leitores através do e-mail da editora.
- Lendo o título do livro:
Abordar a questão da comunicação numa alcateia. Qual será o som que os lobos emitem para se comunicar. Eles latem? Lobos fazem au-au?
- Refletindo sobre a apresentação do texto:
O livro tem o formato de narrativa. Uma história sendo contada. Dessa forma aconchegante que remete afetivamente às histórias contadas na hora de dormir, uma mãe explica para sua filha um conceito científico muito importante: a evolução. Você acha que essa forma de narrativa foi a mais adequada? De que outra forma essa história poderia ser explicada?
- Analisando o texto:
Crianças, em sua grande maioria, demonstram uma curiosidade e afinidades naturais por cães. A conexão homem-cão é tão antiga quando o conceito de ser humano. Evoluímos lado a lado ao estreitarmos laços de afeto e tarefas cotidianas compartilhadas.
- Fazendo uma leitura do projeto gráfico:
Vamos fazer a paleta de cores do livro? Quais nomes podemos dar a cada cor? Foram utilizadas mais cores quentes ou cores frias? Você acha que houve um motivo para o ilustrador escolher essas cores?
- Atividades complementares:
  • Quantos cachorros você tem?
  • Qual o cachorro que você mais gosta? Você sabe a raça/mistura de raças dele? Ele tem algum comportamento que você ache curioso?
  • Sugira aos alunos fazerem uma colagem com diferentes raças de cachorro;
  • O que você acha que um cachorro adotado por uma família, precisa ter em uma casa?
  • Converse com os alunos sobre a importância de se adotar e não comprar um cachorro.
  • Você acha que os cachorros ditos “vira-latas” devem ter o mesmo respeito, cuidado e amor que os cachorros de raça?
  • Animais não são coisas. Converse sobre a responsabilidade que deveríamos ter com animais em casa.
  • Discuta sobre custo veterinário, higiene, passeios diários, recolhimento dos dejetos do cão doméstico.
  • Quais as raças mais estranhas de cachorro que você já viu?
  • Organize um mural de donos que parecem seus cachorros.
• Prazo para postagem:
Veja também