| 
	                    
	                    
	                    
	                        
	                    
	                 | 
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    A semana da bicharada
	                        	
		                            
		                        
	                            
	                            Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado quando o produto estiver disponível.
 
		                        Autores: Frederico Brito e Thais EvangelistaIlustrador: Sami Ribeiro
 Quer conhecer os dias da semana e animais da fauna brasileira? Então venha com a gente, pois vai começar a brincadeira!
 
 
	
		
			| ISBN: 978-65-87134-26-0 |  
			| Nº de páginas: 12 |  
			| Tamanho: 20x20 cm |  
			| Idade: a partir de 6 anos |  Temas abordados: dias da semana/calendário, fauna silvestre, cuidados com o planeta/meio ambiente.
 
 ATIVIDADES SUGERIDAS: 
	Após a leitura do livro “A semana da bicharada”, peça para as crianças relatarem livremente sobre o que o texto fala.Converse sobre os dias da semana (quantidade de dias, nomenclatura, sequência).Brinque com as crianças de jogo da memória (formar pares) utilizando 14 cartões de papel com as sequências abaixo: 1º dia da semana2º dia da semana
 3º dia da semana
 4º dia da semana
 5º dia da semana
 6º dia da semana
 7º dia da semana
 Domingo
 Segunda-feira
 Terça-feira
 Quarta-feira
 Quinta-feira
 Sexta-feira
 Sábado
 
	Desenhe um trem com sete vagões encarrilhados e peça para as crianças escreverem o nome dos dias da semana em sequência.Ajude as crianças a distinguirem o ontem, o hoje e o amanhã.Solicite que as crianças façam um desenho do seu animal preferido, dentre os citados no livro, para cada dia da semana: Segunda-feira: jabuti, bicho-preguiça ou paca.Terça-feira: gato-palheiro, cachorro-do-mato ou porco-espinho.
 Quarta-feira: suçuarana, jacaré ou mico-leão-dourado.
 Quinta-feira: araponga, asa-branca ou tatu-bola.
 Sexta-feira: iguana, preá ou o veado-mateiro.
 Sábado: pica-pau-anão, rato-do-cacau, cobra-coral, guaxinim, tamanduá-mirim ou mico-leão-de-cara-preta.
 Domingo: gambá, capivara, quati, uacari ou coruja-buraqueira.
 
	Dialogue sobre a diferença entre os dias úteis e o fim de semana. Relacione os compromissos das crianças com os dias da semana. Solicite que façam desenhos sobre o que gostam de fazer aos finais de semana.Trabalhe a identificação dos dias em um calendário e construam o próprio calendário da semana.Crie um cartaz com um calendário de atividades para os dias da semana e todos os dias faça o “checklist” com as crianças (por exemplo: segunda-feira é dia de ouvir contação de história, terça-feira é dia de aula de inglês etc).Faça contagem regressiva para algum acontecimento importante na escola.Liste os animais que são citados na história e explore com as crianças as características de cada um (os que têm pelos, os que têm penas, os que botam ovos, ondem habitam, o que comem, sons que emitem etc).Diferencie animais domésticos de animais selvagens.Faça uma oficina de sucata em que cada criança deverá recriar um dos animais mencionados no livro. Realize uma exposição com as peças criadas.Converse sobre os animais comuns em cada região do Brasil e pergunte que outros animais as crianças conhecem que não são mencionados na história (escreva no quadro a relação dos animais citados).Explique o que são animais em extinção, cite exemplos de animais da fauna silvestre brasileira que estão em risco de extinção e por que devemos proteger essas espécies.Convide algum biólogo, veterinário ou profissional que atue em ONG de proteção ambiental para conversar com as crianças sobre a importância dos cuidados com os bichos e curiosidades do mundo animal.Promova um dia de visita dos animais de estimação das crianças à escola ou um dia de visita dos alunos ao zoológico ou centro de reabilitação de animais silvestres.Faça vários rastros de pegadas de diferentes animais pela sala e cole figuras dos respectivos animais na lousa. Peça que as crianças identifiquem os donos de cada pegada.Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, leve as crianças para plantar mudas de árvores ou ajudar a limpar o pátio da escola, faça campanha para recolher lixo para ser reciclado.  RECURSOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
 
 
	Utilize músicas que falam sobre o assunto, pois ajudam no processo de memorização além de proporcionar diversão e concentração, tais como: Dias da semana, do Patati Patatá (https://www.youtube.com/watch?v=kvSgHhcaTw0), Hoje é domingo, do Palavra Cantada (https://www.youtube.com/watch?v=AUbY_Xuu2Rk), Sete dias a semana tem,  de domínio popular (https://www.youtube.com/watch?v=-10BqeJSDKo) e Esplêndida Fauna, do Mundo Bita (https://www.youtube.com/watch?v=mfFPh3RFovk).Texto: “Por que a semana tem sete dias?”. Disponível em: http://chc.org.br/acervo/por-que-a-semana-tem-sete-dias/.Texto: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm.Vídeo "Dia Mundial do Meio Ambiente - origem, curiosidades, dicas". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UOqjTVoJ5Vo.Vídeo “Maratona especial Dia do Meio Ambiente da Turma da Mônica”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6XyncOkCS0s.Poema “A semana inteira”, de Sérgio Capparelli: “A segunda foi à feira, 
Precisava de feijão; 
A terça foi à feira, 
Pra comprar um pimentão; 
A quarta foi à feira, 
Pra buscar quiabo e pão; 
A quinta foi à feira, 
Pois gostava de agrião; 
A sexta foi à feira, 
Tem banana? Tem mamão? 
Sábado não tem feira 
E domingo também não.” 
Fonte: CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2003. Vídeo do poema disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kHdtnFeJvZg .
 
ARTICULAÇÕES COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): 
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. 
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. 
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. 
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário. 
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários. 
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. 
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade. 
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.  |