Sapato trocado, sorriso dobrado

R$ 36,00
ou 3 x R$ 12,00
. Comprar  
Autora: Regina Célia Melo
Ilustradora: Marlene Costa

 
“Sapato trocado, sorriso dobrado” é uma história de poesia e bom humor. A história nos leva a uma reflexão sobre a alegria e a tristeza, e a possibilidade de transmutar situações.  A vovó convida a neta a sair de casa e, nesse movimento, abre espaço para a alegria. O adulto pode também, de maneira consciente, mudar pensamentos, sentimentos e ações, dando chance para sua criança interior ser feliz.

 
ISBN: 978-85-7671-299-2
Nº de páginas: 24
Formato: 24x24 cm
Idade: 7 a 9 anos
Coleção:

ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: sentimentos, relação avó/neta, alegria.
 
"Sapato trocado, sorriso dobrado" é uma história singela que pode acontecer com qualquer vovó e netinha por esse mundo afora... A situação problema vivida pela netinha é o mote para o desenrolar da história que tece com leveza e "doçura" de vó a beleza do encontro de gerações a partir de um simples acontecimento do cotidiano... A alegria toma conta de vó e neta que se irmanam no novo olhar de encantamento, tornando um dia chuvoso num dia especial, repleto de sorrisos dobrados!
 
 - Apresente o livro acompanhado de perguntas acerca do título: Como alguém já saiu de casa com o sapato trocado? Como foi a reação das pessoas? Sabe ou viu alguém nessa situação? Como foi a reação da pessoa?
- Entre na sala calçada com sapato trocado. Observe a reação da turma e pergunte: - E agora? Imagine-se nessa situação. O que você faria? Registre as respostas. Apresente o título do livro.
- Proponha a brincadeira da "Corrida de sapatos". Forme duas equipes dispostas em fileiras. Todos retiram os sapatos, que são recolhidos, embaralhados e enfileirados em outro local. Ao sinal de início, os participantes devem sair pulando com o pé esquerdo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os em seguida, voltando ao ponto de partida pulando com o pé direito. Os participantes que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclassificados. Cada participante que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.
- Apresente a capa do livro (em tamanho ampliado) e lance perguntas:
- Qual a relação do título com a ilustração se a menina não estivesse de sapato trocado? ou Por que será que a menina dança na chuva?
- Organize a turma em grupos. Distribua situações problemas para que resolvam e em seguida apresente para a turma as soluções possíveis. Por exemplo: a família planejou um belo jantar no quintal da casa para receber uns primos que não se encontravam há algum tempo. No momento em que os convidados começaram a chegar, ocorreu algum problema na rede elétrica e a luz apagou. E agora? O que vocês fariam?
- Apresente o trecho ou imagens de cenas do clássico filme "Dançando na chuva" e discuta associações com a ilustração da capa do livro, tentando imaginar o porquê da personagem estar feliz, dançando na chuva...
- Escreva um bilhete ou uma carta para a vovó convidando-a para fazer um programa diferente no fim de semana.
- Organize um chá/café literário, com bolinhos de chuva, em homenagem aos avós, bisavós, no qual elas possam compartilhar histórias, causos e poemas.
 

LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RIBEIRO, Jonas. Avó maluca lelé da cuca & avó pirada da pá virada. Franco Editora.

- BORGES, Iris. O Natal mágico do vovô Samir. Franco Editora.
- PATERNO, Semíramis. A história da amizade entre Dona Ornélia e Zé  Godó. Franco Editora.

• Prazo para postagem:
Veja também