Ameaça virtual, perigo real

R$ 40,00
ou 3 x R$ 13,33
. Comprar  
Autor: Alexandre Lobão
Capa: Nestablo Ramos

 
Quando pré-adolescentes em sua cidade começam a desaparecer, a turma dos Quatro Fantásticos se reúne para desvendar mais um mistério. Cruzando informações do Facebook, Instagram, Twitter e outras redes, eles descobrem que alguém está usando perfis falsos para enganar e raptar crianças. A trama se complica quando um deles também desaparece. Conseguirão os amigos ajudar a polícia a encontrar o sequestrador e salvar seu amigo?
 
ISBN: 978-85-7671-349-4
Nº de páginas: 64
Formato: 14,8x21 cm
Idade: 11 a 13 anos
Coleção:

ATIVIDADES SUGERIDAS:
 
Temas abordados: aventura, mistério e amizade, uso da tecnologia, como se prevenir de perigos virtuais.

Uso da tecnologia
  • Quais as tecnologias utilizadas pelos amigos na história? (Facebook, WhatsApp, YouTube, Instagram etc.)
  • A Turma dos Quatro Fantásticos consegue equilibrar bem o uso de tecnologias do mundo virtual com amizades e atividades do mundo real? Eles utilizam em sala de aula? E os alunos, como veem este equilíbrio em si e nos amigos?
  • Alguma destas tecnologias poderia ser utilizada para explorar melhor os assuntos que vemos em sala de aula? Peça que os alunos pensem e deem ideias; e se possível utilize as sugestões em sala de aula.  Por exemplo:
    • Ao estudar história, sugira que os alunos procurem no YouTube vídeos com notícias, músicas ou outros elementos da época.
    • Ao estudar outra língua, procurem escolas e alunos de outros países e conversem via internet para exercitar a língua.
    • Busquem contatos com escolas em Portugal para ver as diferenças da língua e debater tópicos variados.
Como se prevenir de perigos virtuais
  • Por que Piolho acreditou estar falando com Valéria no Facebook? O que ele poderia ter feito para evitar ser enganado por um perfil falso?
  • Pergunte aos alunos se em suas redes sociais há amigos que eles só conhecem virtualmente. Como eles conheceram estes amigos? Como sabem se são quem dizem ser, ou a idade que têm é realmente a que dizem ter?
  • Quais os riscos de conversar com pessoas que não conhecemos no mundo real? Quais os sinais que podem indicar que a pessoa não é confiável? (Pedir segredo, não se mostrar em vídeo, pedir para encontrar em locais isolados, falar sobre assuntos impróprios ou insistir para o aluno enviar fotos etc)
Diversidade e respeito às diferenças
  • Como os amigos são fisicamente?  (Bocão: alto, loiro, olhos azuis; Gordo: japonês, grande e gordo; Piolho: baixinho, careca, negro; Cabeça: branco, cabelos pretos, usa óculos de fundo de garrafa) 
  • Eles são muito diferentes fisicamente. Isso faz alguma diferença para eles?
  • Bocão e Piolho chamam um ao outro de “Primo”. Porque fazem isso? (Começaram de brincadeira, porque são fisicamente bem diferentes, mas continuaram justamente porque gostavam tanto um do outro que sentiam como se fossem parentes)
Comportamento / amizade / relação familiar
  • Como é o relacionamento entre os amigos da Turma dos Quatro Fantásticos?
  • Como é o relacionamento dos amigos da Turma dos Quatro Fantásticos com outras pessoas na escola?
  • O livro mostra o relacionamento deles com seus pais? Quando não mostra, como você acha que deve ser? Por quê?
  • Como é o relacionamento entre eles e seus professores? Quando não mostra, como você acha que deve ser? Por quê?
 
OUTROS LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
  • Sobre diferenças culturais:
    • O Presente do Pajé, de Solange Cianni, ilustrações de Laz Muniz - Franco Editora.
  • Com a Turma dos Quatro Fantásticos e seus amigos:
    • O Mistério do Facebook do Futuro, de Alexandre Lobão – Franco Editora.
    • Uhuru, de Alexandre Lobão, com ilustrações de E.C.Nickel – Franco Editora.
.
• Prazo para postagem:
Veja também