ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: imaginários; mundo da fantasia; amizade; solidariedade; cultura popular.
- O título do livro é uma onomatopeia, converse com as crianças sobre esse conceito, pesquise outras expressões (muito utilizadas em gibis).
- Conceição é uma bruxa, converse com as crianças sobre o que conhecem sobre essa personagem.
- Converse com as crianças sobre histórias que tenham bruxas como personagens – contos e casos populares do local.
- Pesquise sobre outros seres imaginários considerados na comunidade em que as crianças vivem, quais conhecem e em que histórias.
- Passe para as crianças filmes de bruxas.
- Lembre que o Dia das Bruxas é 31 de outubro.
- Bruxa Conceição é uma bruxa diferente – peça que as crianças apontem como são as bruxas das outras histórias.
- Conceição tinha 1479 anos! Construa com cada uma das crianças uma linha do tempo da vida com o auxílio de material enviado pelas famílias.
- Pesquise sobre as idades das pessoas da escola: quem seria a pessoa mais velha, quem seria a mais nova; faça uma pesquisa nas famílias – qual o familiar mais velho e mais novo?
- Se a escola tiver patrono – pesquise sobre a pessoa, sua data de nascimento, com quantos anos estaria atualmente, como era a vida social, econômica e cultural da época em que viveu.
- A bruxa Conceição queria ter a vida da princesa Amarela: promova um debate na turma a respeito do assunto
- Conceição tinha inveja de tudo que a princesa Amarela tinha, sendo que a mesma a ajudou no acidente com a bicicleta – promova uma conversa sobre solidariedade, gratidão, egoísmo, inveja, ingratidão e quais valores são essenciais para uma boa convivência em sociedade.
- Incentive para que se organizem e construam uma dramatização da história a ser apresentada para outras turmas da escola.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RIBEIRO, Jonas. Coleção Segredos e aventuras da bruxa Cremilda. Franco Editora.