Mágicos, malabaristas e trapezistas

R$ 32,00
ou 3 x R$ 10,67
. Comprar  
Autora: Iris Borges
Ilustradora: Semíramis Paterno


Um circo parece um lugar encantado, mas, quando a gente vai conhecer como vivem as famílias que trabalham ali, descobre que a vida pode ser difícil para todo mundo. Mudam de cidade em cidade, não frequentam escola, não têm uma casa de tijolos, mas é certo que se divertem e aprendem muito conhecendo vários lugares. Quer ver como levam a vida os personagens desta história? Abra o livro! Tomara que você goste!

 
ISBN: 978-85-7671-209-1
Nº páginas: 16
Formato: 24x24 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção: 
 


ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: dia a dia no circo, profissões, vida nômade.

 

- Converse com as crianças sobre as personagens (Mauro, Juca e Nina) que vivem com seus pais em um circo: o que já conhecem sobre o circo; como imaginam ser a vida das pessoas nesse contexto; se conhecem crianças que vivem em lares diferenciados.

- Converse sobre a diversidade de formação familiar: faça um levantamento da configuração familiar das crianças da turma; construa um mural com as fotos das famílias das crianças da turma; incentive que façam comentários sobre as fotos trazidas para seus colegas.

- Pesquise antecipadamente sobre as atividades dos familiares (se há pessoas que desenvolvem alguma atividade artística, convidando-as para visitarem o grupo de crianças e contarem ou demonstrarem seus saberes).

- As crianças da história sempre mudam de cidade – converse com as crianças sobre seus locais de nascimento (quem nasceu na cidade de endereço da escola, quem nasceu em outra cidade), solicite fotos dessas cidades para que possam conversar sobre esses locais.

- Incentive a pesquisa sobre a história do circo.

- Proporcione a interação com a Arte Circense e, se possível, realize atividades corporais com profissionais que trabalhem com arte circense.

- Explore e incentive a linguagem midiática através da observação e confecção de cartazes divulgadores de espetáculos.

- Incentive as crianças a organizarem apresentações sobre mágicas simples a serem pesquisadas.

- Possibilite a interação das crianças com as obras (reproduções): “O circo” de Georges Seurat, “Circo” de Cândido Portinari, “Família de acrobatas com macaco”, “Acrobata e jovem Arlequim”, “Acrobata e Equilibrista” e “Família de acrobatas” de Pablo Picasso e outras, as quais retratam o contexto circense em diferentes épocas e locais.

- Proponha que realizem produções artísticas relacionadas à temática utilizando vários materiais e suportes organizando uma exposição sobre o assunto.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- BORGES, Iris. A primeira vez no circo. Franco Editora.

- LEWICKI, Glaucia. Coelhos na cartola. Franco Editora.
• Prazo para postagem:
Veja também