| 
	                    
	                    
	                    
	                        
	                    
	                 | 
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    Um estranho para o céu
	                        	
		                            
		                        
	                            
	                            Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado quando o produto estiver disponível.
 
		                        Autor: Alfredo LimaIlustrador: Walter Lara
 
 Narrativa densa que nos transporta a um lugarejo do interior. Um tempo para troca de olhares, para conversas, para cuidados. Coisas que a vida contemporânea pouco nos permite fazer. Lembranças e nomes despertam o interesse de alguns. Diferentes gerações, identidades diversas que falam a língua das histórias, a da memória e a da literatura.
 
	
		
			| ISBN: 978-85-7671-284-8 |  
			| Nº de páginas: 32 |  
			| Formato: 17x25 cm |  
			| Idade: 8 a 10 anos |  
			| Coleção: |  Temas abordados: relações entre as pessoas, cuidado com o outro, abandono.
 ATIVIDADES SUGERIDAS
 
 - Com a finalidade de sensibilizar os alunos para a leitura do livro, proponha uma discussão sobre o título da obra.
 - Cada aluno, então, poderá sugerir suas hipóteses, ideias sobre a obra.
 - Relacione as impressões dos alunos com o personagem presente na capa .
 - Levante o nome de alguns personagens.
 - Posteriormente discuta com os alunos a situação de crianças órfãs no Brasil.
 - Discuta com os alunos a importância da família.
 - O professor poderá levar informações sobre a escultura Pietà, de Michelangelo.
 - Reproduza para os alunos a escultura com o objetivo de contextualizar com o livro de artes que o protagonista apresenta em uma das passagens da narrativa.
 - Relacione a imagem de Pietà com os personagens da obra.
 - Solicite aos alunos que produzam um texto, apresentando a história de Dito antes de chegar à cidade descrita no livro lido:
 . Onde o garoto nasceu?
 . Quem seriam seus pais?
 . Por que resolveu viajar?
 . O que o menino buscava?
 - Peça aos alunos que comentem as “manias”, o modo de agir do personagem Dito.
 - Como é a vida nas cidades do interior? Incentive pesquisas em jornais e revistas para a composição de um mural com fotos, comidas típicas, lugares históricos, pessoas ilustres, natureza etc.
 - Pesquise sobre lendas e “causos” do interior. Os alunos, divididos em grupo, devem perguntar a parentes, amigos ou conhecidos que viveram ou conhecem alguma cidade do interior, sobre algum “causo” fantástico e relatá-lo, oralmente, para o professor e demais colegas. A apresentação pode ser feita em forma de peça teatral.
 - Sugira aos alunos que conversem com seus familiares sobre como era a infância sem as tecnologias da atualidade, como os jogos eletrônicos, computadores e aparelhos celulares.
 - Com o intuito de explorar o cruzamento dos textos verbal e não verbal, peça aos alunos que redijam uma história a partir das ilustrações criadas por Walter Lara.
 - Oportunize para que os alunos conheçam a obra de  Bartolomeu Campos Queirós, que retrata sua infância no interior de Minas Gerais.
 - Vídeo: Michelangelo, Pietà,  1498-1500  https://www.youtube.com/watch?v=JbWGusfynCw
 
 TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
 - MARQUES, Ângela. Memórias de quintal. Franco Editora.
 -  PATERNO, Semíramis. A história da amizade entre Dona Ornélia e Zé Godó. Franco Editora.
 |