|
Vamos brincar de donos do amanhã?
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Autor: Kalunga
Ilustradora: Amanda Freitas
O livro nos apresenta uma sequência de poemas que nos fazem viajar. É um livro melodioso e interativo.
ISBN: 978-85-7671-202-2 |
Nº de páginas: 24 |
Formato: 17x25 cm |
Idade: 7 a 10 anos |
Coleção: |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: gênero literário – poesia; temas da infância (autoimagem, brincadeiras, morte, animais, escola, imaginação, crescimento, alimentação).
- “Coisas de que eu não gosto” – converse sobre os gostos das crianças da turma, elenque gostos referentes à alimentação, brincadeiras, vestuário.
- “O Balanço” – proponha brincadeiras tradicionais no espaço escolar; pesquise brincadeiras nos tempos de infância dos adultos das famílias.
- “Vovô e sua morte engraçada” – converse sobre o que as crianças pensam sobre a morte, quais experiências têm em seu meio familiar; pesquise qual o conceito que as crianças têm sobre a 3ª idade, se conhecem pessoas nessa fase da vida, como se relacionam com as mesmas, o que proporiam se pudessem modificar a sociedade para melhor atender as pessoas com mais idade.
- “Desenho” – pesquise as organizações familiares das crianças da turma; promova um encontro das famílias na escola; como podemos presentear nossos familiares com presentes de valor afetivo.
- “Sementinha”- proponha o plantio de hortaliças na escola, registre o desenvolvimento do processo de germinação e colheita, assim como uma possível culinária; proponha o cuidado das áreas verdes da escola.
- “Vamos brincar de donos do amanhã?” – elenque as profissões dos adultos da escola, dos familiares das crianças e proponha pesquisa sobre as atribuições das mesmas assim como a importância de todas na sociedade.
- “Passa, passa, passarinho” – instigue as crianças a brincarem com trava-língua.
- “Quatro luas” – proponha a observação e registro das fases da lua e anotações; pesquise como a humanidade se relaciona com a lua (histórias, pesquisas, superstições etc).
- “A primeira professora” – proponha a descrição em forma de texto ou linguagem plástica de uma professora do contexto escolar para os colegas adivinharem
- “Enquanto eu faço poesia” – brinque de construção de rimas a partir de palavras do espaço escolar, dos nomes das crianças.
- “Quando me olho no espelho”- proponha produção artística (desenho, pintura ou colagem) de autorretrato a partir da observação da própria imagem no espelho.
- “O avião”- pesquise este meio de transporte, proponha construção de aviões de papel pesquisando seus voos.
- “A borboleta que falava inglês” – quais palavras as crianças conhecem em inglês? (mesmo crianças pequenas – através de joguinhos, desenhos animados, filmes, contexto social).
- “Tá na hora do almoço” – instigue as crianças a pesquisarem e adquirirem hábitos de uma alimentação saudável.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- CAMBRAIA, Maria Elaine. Mania de rima. Franco Editora.
- SIRI, Adriano. Julia e Soares O primeiro. Franco Editora.
- SIRI, Adriano. Julia e Soares Hoje é sábado. Franco Editora.
- RODRIGUES, João. O menino que achava que empinava pipa. Franco Editora.
- KALUNGA. Há quanto tempo não vejo uma joaninha. Franco Editora.
- SQUARISI, João Marcelo. Horta em figurinhas. Franco Editora.
|