|
Terra-mãe
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Autora e ilustradora: Ana Maria de Andrade
Flô vivia contente na floresta... até o homem chegar! Ele derruba, queima árvores, destrói a mata e os animais. TERRA-MÃE conta a história de Flô e seus amigos, o pássaro Penugem e o jardineiro Florindo. Juntos, eles conseguem reflorestar a Amazônia e devolver a vida à terra, nossa mãe natureza.
ISBN: 978-85-7671-068-4 |
Nº de páginas: 16 |
Formato: 25x17 cm |
Idade: 4 a 7 anos |
Coleção: |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: ecologia, natureza.
O livro “Terra-mãe” pode ser adotado tanto para classe da Educação Infantil, quanto para classes do Ensino Fundamental. Nesta ficha de sugestões, você professor, irá encontrar atividades diversas, as quais devem ser adaptadas de acordo com a faixa etária a qual está trabalhando. Destacam-se pontos de interesse, presentes na narrativa e nas ilustrações, que possibilitam motivar diferentes estudos, nas diferentes áreas disciplinares.
- Educação Ambiental (Ciências)
Ciclo da Vida - Pág. 14, 15 e 16 – O plantio de sementes, a germinação e o cuidado com as mudas de plantas e o reflorestamento. O texto final chama atenção para: o tempo necessário para o crescimento das árvores e recomposição da floresta, estimula a confecção de uma mini-horta com as crianças e as experiências com sementes, estimula a pesquisa sobre o tempo de vida de cada espécie de árvore e a pesquisa sobre as espécies de uma determinada região em estudo.
Equilíbrio do Ecossistema – pág. 5 e 13 - A inter-relação entre a terra que gera a vida às plantas, que geram o alimento, o abrigo aos animais e o oxigênio (fotossíntese), fundamental para a vida na Terra. O homem e a natureza vivendo em harmonia. Destaque para o título do livro “Terra-mãe” e interpretação do sentido desta expressão. A terra como a origem de todos os elementos necessários para o equilíbrio do ecossistema.
Reciclagem – pág. 11 – Análise do tempo de decomposição do lixo jogado na mata, Pesquisa dos 3Rs e implantação do ponto de coleta seletiva na escola com campanha para alunos e pais.
Diversidade da fauna brasileira – Pesquisa sobre as diferentes classes dos animais, suas características, habitat, alimentação (cadeia alimentar) e animais ameaçados de extinção. Montagem de aquários, terrários e viveiros. Visita ao Zoológico.
Capa: Jabuti – estude a diferença entre o jabuti (terrestre), a tartaruga (aquática) e o cágado (terrestre e aquático).
Pág. 3 e 16 – Caracol e joaninha – estude os animais que vivem entre as plantas, importantes para o equilíbrio do ecossistema.
Pág. 9 – Jacaré – espécie típica da região amazônica, representante dos répteis.
Pág. 11 – Tucano – ave típica do Brasil, ameaçada de extinção.
Diversidade da flora brasileira – Pesquisa sobre as diferentes espécies de plantas encontradas na Região Amazônica. Classificação por utilidade: alimentação, remédios, cosméticos, móveis e outras. Montagem de horta, jardim, pomar. Visita ao hortifruti, Jardim Botânico, horto. Estudo das ervas medicinais.
Pág. 5 – Vitória-régia – flor-símbolo da Região Amazônica.
Pág. 3, 7 e 16 – Árvores diversas.
- Geografia
Região Amazônica – observação da região no mapa, sua extensão, sua importância para a vida do nosso planeta, interesse econômico de outros países na maior floresta do mundo.
Município – Observação da região do município, sua preservação e cuidados a serem tomados.
Pág. 7, 8 e 9 – A destruição do meio ambiente provocada pela ação do homem. A derrubada e queimada das árvores, a caça aos animais silvestres, o desrespeito e agressão ao ecossistema. Destaque para as ações realizadas à noite, quando não há fiscalização.
Fiscalização – Pesquisa dos órgãos fiscalizadores para a preservação do meio ambiente, estímulo ao exercício da cidadania, confecção da carteirinha “Amigo da Natureza”, incentivando as crianças a denunciarem as ações de destruição da natureza.
- História
Diversidade Cultural – pág. 5 e 13 – A menina indígena e o menino da cidade aparecem com a mesma cor de pele, mostrando que todas as raças são iguais perante a natureza e devem ter seus direitos preservados. O jardineiro Florindo representa o homem da terra, que cuida, planta e colhe os frutos do seu trabalho, tirando da terra o seu sustento.
Cultura Indígena – Pesquisa sobre a colonização do Brasil e o desrespeito aos primeiros habitantes das terras brasileiras. Seus hábitos de vida, sua cultura de respeito ao meio ambiente.
Invasão das terras indígenas – Pesquisa sobre as ações de invasão ocorridas na Região Amazônica, fazendo comparações com outras regiões, onde as aldeias indígenas foram dizimadas por interesses econômicos.
- Matemática
Cores das ilustrações – As cores foram utilizadas com base nos estudos da cromoterapia. O fundo das ilustrações acompanha os sentimentos expressos no contexto de cada uma das cenas.
Formas – O papel usado para a técnica do Origami estimula o estudo das formas geométricas (Flô – quadrado/ Penugem – Retângulo/ Sombrinha – Círculo).
Coleções – Montagem da caixa de coleção de elementos naturais – folhas, flores, pedras, sementes, gravetos. Associação dos elementos em conjuntos (com o auxílio de barbantes e lã colorida), contagem e operações simples.
- Artes Plásticas
Origami, recorte e colagem – reprodução dos personagens e criação de outros.
Arte indígena – argila, colagem com penas e corda, montagem de colares com contas coloridas, pintura corporal.
Colagem com elementos naturais – folhas, gravetos, sementes, grãos, palha, terra, areia, pétalas.
Pintura-surpresa – folhas de diferentes tipos sob folha de papel branca, giz de cera deitado.
Pintura com tintas naturais – urucum, carvão e barro.
Confecção de brinquedos indígenas – material reciclável – chocalho (lata de refrigerante enfeitada e sementes ou grãos) peteca (jornal amassado pintado e penas amarradas com sisal), zarabatana (tubo de papelão enfeitado e bolinhas de jornal pintado).
- Língua Portuguesa
Imagens – Leitura da história somente por imagens.
Recriação da história – em forma de prosa, em forma de poesia, em quadrinhos.
Livro da turma – coletânea de textos e desenhos dos alunos sobre o tema em questão.
Jornal-mural – coletânea de matérias jornalísticas que dizem respeito à destruição do meio ambiente e ações preventivas. Matéria produzida pelos próprios alunos.
Produção de textos – cartas para os moradores, prefeito e presidente pedindo atenção ao meio ambiente e à questão da Amazônia.
Árvore dos Desejos – produzir bilhetes de SOS Meio Ambiente que serão fixados nos frutos de uma árvore confeccionada pelos próprios alunos.
Produção de Campanha - cartazes, folhetos, folder e convites para a implantação de projeto de Educação Ambiental que envolva toda a comunidade.
- Jogos – Sugestões no site.
Fale com a autora e envie seus trabalhos para publicação no site: www.anamariadeandrade.com
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- ANDRADE, Ana Maria de. Ar doce ar. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria de. Água viva. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria de. Planeta menos. Franco Editora.
- ANDRADE, Vera Almeida. Cheirobom. Brinquedos, inventos e histórias. Franco Editora (para o professor).
|