O primeiro dia de aula de Manu

R$ 27,00
ou 3 x R$ 9,00
. Comprar  
Autora: Olívia de Mello Franco
Ilustradora: Paula Kranz


O primeiro dia de aula é um momento especial na vida de qualquer criança. Para Manu, foi um dia além de suas expectativas. Na chegada, muita curiosidade. Na saída, vontade de voltar.

 
ISBN: 978-85-7671-285-5
Nº páginas: 12
Formato: 24x24 cm
Idade: 3 a 6 anos
Coleção: 
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

Temas abordados: sentimentos, novas relações, entrosamento.
 
- Troque ideias sobre o que cada um mais gostou no primeiro dia de aula.
- Faça um mural com fotos do primeiro dia de aula trazidas pelos alunos. Muitas famílias costumam tirar fotos de seus filhos no primeiro dia de aula para guardar de lembrança. Aproveite para comentar que se fazem isso é porque o momento é importante em nossas vidas. Por que será?
- Troque ideias sobre o que é trabalhar e responder, em grupo, à pergunta: estudar é trabalho de criança? A professora poderá mostrar imagens de pessoas trabalhando e conversar sobre o trabalho de cada um, por que é preciso ir à escola etc.
- O que fazemos na escola? Cada criança poderá desenhar a resposta para fazer um álbum da turma.
- Manuela é o nome da personagem. Manu seu apelido. Converse com as crianças sobre seus nomes e apelidos.
- Apelidos podem ser carinhosos e podem ser também pejorativos, ressaltando algum defeito da pessoa. Chame atenção das crianças para esse detalhe.
- Liste os nomes das crianças no quadro e, se possível, afixá-los na sala para que as crianças os visualizem.
- Instigue as crianças a observarem os detalhes da sala de aula de Manu e fazerem uma comparação com a própria sala de aula. O que há de legal em sua sala? O que você mudaria?
- O que ajudou Manu a ficar feliz na escola?
- Os alunos têm algum brinquedo preferido?
- Marque um dia da semana para ser o “Dia do brinquedo”. Neste dia as crianças serão incentivadas a levarem seu brinquedo preferido para a escola!
- Leve o desenho de uma carinha feliz que virando de cabeça para baixo fica triste e descubra o que deixa as crianças felizes e o que as deixa triste.
- Para trabalhar os sentimentos, coloque a música infantil "Pintinho Amarelinho" e peça às crianças que imitem o piado do pintinho fazendo expressões de medo e, depois, expressão de bravo como se fosse o gavião. Trabalhe também com atividades nas quais as crianças se divirtam bastante e achem engraçado, por exemplo, brincar com fantasias.
- Organize a sala de aula para que fique o mais atrativa, confortável e acolhedora possível.
- Crie um cantinho para se ouvir histórias e manusear livros, se possível, com tapetes, almofadas e prateleiras na altura das crianças. Ouvir histórias é um momento mágico para as crianças. Reserve um horário diariamente para contação de histórias.
- Crie oral e coletivamente uma continuação para a história. O que Manu disse à mãe quando esta foi buscá-la?
- Faça, em duplas, um (a) boneco(a) de sucata e dê um nome para ele (a). Depois exponha os bonecos.
- Entreviste os pais para saber o que fazem enquanto o (s) filho (s) fica (m) na escola. Faça um gráfico coletivo com os dados levantados pela turma.
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- BORGES, Rose. Morde nãããããão!!! Franco Editora.
- CIPRIANI, Flávia. Sem fraldas! Franco Editora.

 
• Prazo para postagem:
Veja também