O sonho do menino

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autora: Regina Melo
Ilustradora: Paula Kranz
 
Este é um livro sobre sonhos, amizades, estratégias e brincadeiras que acontecem no cotidiano escolar quando chega um aluno novato. Aqui o assunto é timidez, ausência familiar, consumismo, rapidez da obsolescência tecnológica e, sobretudo, sobre fazer amigos e ser você mesmo!
 
ISBN: 978-85-7671-309-8
Nº de páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 8 a 10 anos

ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: sonhos, relações escolares, amizade, brincadeiras e jogos.
 
- Inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, perguntando para os alunos se eles têm algum sonho, ou seja, um forte desejo, um projeto de vida, que gostariam que realizasse. Instigue a participação de todos os alunos e registre os sonhos dos alunos em uma cartolina.
 - Alguém já conseguiu realizar o seu sonho?
- Instigue a turma a pensar sobre os sonhos que queremos para o mundo. O trabalho poderá ser realizado a partir de temáticas como:
Água;
Animais;
Alimentação;
Plantas.

- Depois que terminarem, faça um momento de socialização das produções.
- Converse com os alunos sobre as tecnologias. Os pontos positivos e negativos.
- Converse com os alunos sobre a amizade:
  • O que é a amizade?
  • Amizade é o mesmo que amor?
  • O que é um amigo de verdade?
  • Qual a importância de um amigo?
  • O que não é preciso falar a um amigo?
  • O que posso falar a um amigo?
- Peça aos alunos que escrevam frases sobre a amizade. Decore a sala com as produções.
- Promova um “amigo secreto” presenteando o amigo com um cartão produzido em sala de aula.
- Conte histórias que tenham a “amizade” como tema principal.

- Brincadeira de roda: “Eu fui à Bahia comprar um chapéu, da cor da lua, da cor do céu. Não é para mim, não é para ninguém, é para o amigo que quero bem”. Escolha um amigo e entregue o chapéu.
- A mãe do personagem, para compensar a falta de tempo, comprava tudo que o filho queria. Converse com a turma sobre o que é mais importante: o tempo junto com os pais brincando e se divertindo ou comprar tudo que se deseja. Por quê?
- Converse com os alunos sobre consumismo.
- O menino ficou mais feliz depois que foi chamado para as brincadeiras com os colegas?

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- GOMES, Clara Rosa Cruz. O sonho de ser grande. Franco Editora.
- PATERNO, Semíramis. A história da amizade entre Dono Ornélia e Zé Godó. Franco Editora.
 

 
• Prazo para postagem:
Veja também