A cidade dos cachorros

R$ 30,00
ou 3 x R$ 10,00
. Comprar  
Autor:  André Luis Oliveira
Ilustrador: Renato Andrade
Esta é uma história de cachorros, gatos e ratos; tem a praça onde eles vivem; tem problemas para serem resolvidos, discussões, disputas e... uma bela situação no final. Tudo isso contado de um jeito gostoso, rimado, alegre, da maneira que uma criança gosta. 

 
ISBN:978-85-7671-239-8
Nº páginas: 20
Formato: 20,7x22,5 cm
Idade:  7 a 9 anos
Coleção: 

 


ATIVIDADES SUGERIDAS

 

           Cada personagem que aparece na história traz um pouco daquilo que temos. O entusiasmo e a preguiça, a bondade e a maldade, a solidariedade e o egoísmo. Os diálogos nos levam a pensar sobre muita coisa importante: aproveitar o melhor de cada um, quando se quer encontrar solução para um problema que é de todos; estar atento a perigos que ameaçam planos bem bolados. É, assim, uma história que leva o leitor a um empolgante passeio pelo grande desafio de como viver junto.


Temas abordados: mudanças, desperdícios, amizade, política, responsabilidade, comprometimento, organização e união.
 

- O livro abre portas para um lindo trabalho sobre organização, solidariedade, limpeza e muitas outras situações. A história é engraçada e cheia de coisas legais para serem ensinadas;

- Ler a história ou se preferir, faça uma contação da mesma usando fantoches ou slides;

- Converse com os alunos sobre os personagens e suas atitudes;

- Converse com os alunos sobre os cães. Por que são considerados os melhores amigos do homem?

- Liste com as crianças as raças dos cães contadas na história e pesquise as características da cada uma.

- O que é pet shop?

- Quem possui cão em casa?

- O livro fala de um mutirão de limpeza que fez com que a cidade se tornasse limpa e organizada. O(a) professor(a) pode realizar um projeto na escola com o título “Patrulha da limpeza” (em um dia, todos verificam se tem lixo no chão da sala de aula se estendendo pela escola e recolhem o lixo. A cada dia, 4 crianças fazem a patrulha, usando um avental feito em TNT – esses patrulhadores irão observar quem joga lixo no chão ou cascas de frutas e chamam a atenção de quem cometeu a infração).

- Essa patrulha pode ser organizada de forma política e democrática. As crianças escolherão um líder geral que irá organizar a cada dia o patrulhamento (o que será feito e as punições para quem cometer as infrações).

- Esse projeto poderá durar um bimestre inteiro. Portanto o(a) professor(a) poderá fazer atividades de colorir, de pintar, montar painéis, escrever textos e poemas com os temas propostos.

- A união dos cachorros, gatos e ratos é o que marca a organização da cidade. Isso permite ao professor(a) uma boa reflexão com seus alunos para que eles observem a organização ou desorganização da sala de aula.
 

  Interpretando o texto

1- O que fez com que A cidade dos cachorros, onde todos conviviam bem, mudasse de repente?

2- O vira-lata percebeu que a cidade estava suja e chamou o labrador para ser prefeito da cidade e encontrar uma forma de limpá-la. O que o labrador respondeu?

3- Sentindo o mau cheiro da cidade, o vira-lata pediu ao perdigueiro para se tornar o fiscal. Por que o perdigueiro não aceitou?

4- Ao ver o pastor alemão, o vira-lata pensou ter encontrado a solução, dizendo que só ele daria jeito na desorganização. O que respondeu o pastor alemão?

5- Quando chegaram o rottweiler e o pit-bull com toda firmeza o vira-lata pensou, “A praça vai ficar uma beleza”. Mas, os cães queriam ser radicais e a situação exigia urgência e não violência. Que tipo de governo queria o vira-lata?

6- O bulldog apesar de preguiçoso é forte e valoroso. Ele aceitou ser prefeito e agradeceu todos por confiarem nele. O pastor-alemão com muita emoção mudou de opinião. O que ele anunciou?

7- O vira-lata ficou tão contente que com bons latidos comunicou a todos que...

8- Além dos cachorros, quem mais apareceu para ajudar?

9- Quem fez o discurso do bulldog?

10- O que aconteceu com o bulldog e com o gato Três Bigodes na hora de fazer o discurso?

11- O que a beagle, que até então ficava calada, ao ficar indignada, mostrou para toda cachorrada?

 

 

LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- VASQUES, Marciano. A cidade das cantigas. Franco Editora

- MIRANDA, Eraldo. O dia do rio. Franco Editora

 
• Prazo para postagem:
Veja também