Os sete desafios no outro lado da ilha

R$ 28,00
ou 3 x R$ 9,33
. Comprar  
Autora: Maria de Lourdes Abreu de Oliveira
Capista: Ismael Júnior de Paula

 
Narrativa que traz de volta Afonso e Mariana, heróis da primeira aventura vivida por eles em uma ilha perdida no Atlântico.
 
ISBN: 978-85-7671-320-3
Nº de páginas: 80
Formato: 14,8x21 cm
Idade: 10 a 12 anos
Coleção:

ATIVIDADES SUGERIDAS:

Temas abordados: aventura, primeiro amor, vida numa ilha e na cidade.

Linguagem
- A história dessa busca divide-se entre os dois protagonistas: Mariana e Afonso. Quais são as diferenças usadas por eles para alcançar o objetivo? Quais as diferenças na forma do relato dessa busca?
- Forme grupos de alunos com interesses e vivências diferentes. Cada um deverá descrever uma mesma personagem, lugar ou objeto do texto. Compare os textos produzidos, destacando semelhanças e diferenças relevantes. As dificuldades enfrentadas por Afonso são iguais às enfrentadas por Mariana?
- Afonso escreve um texto sobre ETs que ele espera que Mariana leia. Como a internet interfere nessa tentativa?
- Afonso segue como roteiro a viagem de Ulisses. Quais as passagens da Odisseia de Homero que ele usa na sua busca? Quais os desafios que ele enfrenta?
- Quais as pistas usadas por Mariana para conseguir o seu intento? Todas as passagens estão dentro da realidade ou existem outros recursos de linguagem para o relato da investigação de Mariana?
 
- Geografia, Biologia e Mitologia
- Pesquise sobre A Ilha da Trindade.  Existem ainda faróis na costa brasileira? Qual a importância de um farol?
- Pesquise sobre as tartarugas verdes que têm um importante papel na história e sobre o Projeto TAMAR.
- Os medos enfrentados pelos protagonistas são diferentes?  O lugar de origem - ilha e cidade grande - interfere nos desafios enfrentados?
- Pesquise sobre o mito de Ulisses e as suas relações com o texto em estudo.
 
Textos que podem ajudar professores e alunos no trabalho de pesquisa
- Dicionário de Mitos Literários/sob a direção do professor Pierre Brunel; tradução Carlos Sussekind ... [et al.]; prefácio à edição brasileira Nicolau Sevcenko; [capa e ilustrações Victor Burton]. – Rio de Janeiro; José Olympio, 1997.
- Homero. Odisseia/ Homero; introdução e notas de Médéric Dufour e Jean Raison; tradução de Antônio Pinto de Carvalho. Abril Cultural.
- OLIVEIRA, Maria de Lourdes Abreu de. O menino da ilha. Franco Editora. 
- KLEIN, Cristina. Odisseia / Homero; [texto adaptado Cristina Klein, [ilustrações, design de capa e editoração eletrônica Belli Studio] - Blumenau, SC: Todolivro Editora.

 
• Prazo para postagem:
Veja também