ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: descoberta da leitura e da escrita, brincadeiras infantis
É um livro que fala da descoberta da leitura e da escrita de cada um. Contando a história de uma fada que inventou uns “sinaizinhos” e deu-lhes o nome de “letrinhas encantadas”, o livro vai, durante toda a sua trajetória, envolvendo o leitor, que passa a ser o próprio narrador. Ele não só lê a “sua própria história”, como também ajuda a fada a realizar as suas mágicas. Enquanto lê, monta figuras, faz colagens, desenha, pinta e escreve, brincando de verdade...
- Compartilhar ideias sobre a capa do livro, o seu significado, as suas características, cores, formas etc.
- Trabalhar com a história Cinderela e pedir que as crianças observem a personagem da Fada Madrinha. Em seguida, propor uma discussão: O que é uma fada? O que ela fez pela Cinderela? Será que, sem sua ajuda, ela conseguiria encontrar o príncipe? Será que todas as fadas são boas? Qual personagem dos contos de fada tem atitudes contrárias às atitudes das fadas?
- Em sua vida existe alguém que para você é uma fada- madrinha? Por quê?
- Se existissem fadas-madrinhas, qual desejo você gostaria de ter realizado?
- Debater sobre os diversos tipos de textos – poesia, narrativa –, transformando a narrativa em verso, em narrativa oral, em prosa .
- Compor com os alunos pequenos versos.
- Trocar ideias sobre os personagens e os símbolos existentes nas histórias de fadas, bruxas, magos, príncipes, princesas, reis, rainhas, varinha de condão, coroa, chapéu, trabalhando, inclusive, semelhanças e diferenças.
- Trabalhar o alfabeto minúsculo e utilizar diferentes tipos de material – colagem – para confeccionar a roupa de um outro personagem do mundo encantado.
- Trabalhar o esquema corporal, usando comportamentos e posturas dos personagens dos contos de fadas.
- Analisar o significado de palavras como: sabedoria, curiosidade, medo, alegria e propor ilustrações relacionadas aos sentimentos que o aluno está vivenciando nesta fase de aprendizado da leitura. Cada criança poderá também relacionar uma cor para cada sentimento.
- Conversar sobre a escola em que estudam, incentivando um olhar de observador (29). Do que você mais gosta em sua escola? O que você gostaria que mudasse?
- Focalizar os direitos e deveres dentro da escola e da sociedade e confeccionar um mural explorando a questão da cidadania.
- Organizar trocas de correspondência entre os alunos da classe.
- Presentear o aluno com uma excursão a uma biblioteca.
- Organizar uma exposição dos livros Brincando de verdade na escola, depois que estiverem prontos e valorizar o fato de que o aluno é coautor do livro, orientando-o a escrever isto, com sua letra, abaixo do nome da autora, na folha de rosto, pois a criança só poderá gostar de ler e escrever se tiver acesso à informação sobre esse objeto de conhecimento que é o livro e participar de situações planejadas de leitura e de escrita.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
GUSMÃO, Marta e Tânia. Coleção De A a Z: só depende de você. Franco Editora.
Vários autores. Coleção Aprendendo a voar. Franco Editora.