Caranguejo peixe é?

R$ 32,00
ou 3 x R$ 10,67
. Comprar  
Autora: Elba GGomes
Ilustradora: Luciene GGomes

O caranguejo é um bichinho interessante: geralmente caminha de lado, não sabe nadar; alguns sobem em árvores, mas aqueles que vivem no mar andam pelo fundo do oceano. O herói deste livro é um caranguejo aventureiro que não quer viver no mangue. Vamos ver o que ele aprontou?
 
ISBN: 978-85-7671-187-2
Nº páginas: 16
Formato: 24x24 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção: Aprendendo a voar


ATIVIDADES SUGERIDAS

 

História de um caranguejo aventureiro que não quer viver no mangue. Vive sonhando em se mudar para o fundo do mar, mas não sabe nadar. O que fazer? Você vai saber lendo a história do nosso herói.


Temas abordados: manguezal, mar, adaptação ao meio em que se vive, mudança de vida, realização de sonhos, persistência.


Interdiscipinaridade 

  • Língua Portuguesa – Leitura de textos sobre os mangues, sobre o mar. Textos com “adivinhas”, com “parlendas” e com músicas infantis. Filmes sobre o mar. Vídeos sobre mangues.
  • Ciências da Natureza - Grupos de animais, habitat, características físicas, alimentação, classificação de peixes, crustáceos.
  • Meio ambiente – ecossistema, preservação de ecossistemas.

Preparação da leituraAlguns dias antes da leitura do livro, dividir a turma em 04 grupos e pedir que cada grupo pesquise sobre: 1. Peixes de rios; 2. Peixes do mar; 3. Crustáceos; 4. Plantas do fundo do mar.  O professor deve dar um prazo de uma semana para a apresentação da pesquisa que poderá ser feita com ilustrações e explicações sobre cada ilustração.

Conversa com os alunos: No dia da apresentação da pesquisa, o professor deve pedir que cada grupo apresente seus peixes e crustáceos, com ficha técnica: nome, habitat, alimentação, curiosidades. A seguir, deve dispor os alunos em círculo e pedir que, de cada grupo, alguns alunos façam mímica para que os outros grupos adivinhem que peixe ou crustáceo é. Antes, o professor deverá entregar, na hora, cartelas com os nomes dos animais que serão imitados.

Exploração do livro

Música: Antes de qualquer atividade com o livro, o professor pode colocar o vídeo ”Peixe”, que apresenta a música “Caranguejo peixe é” que está no início do livro. Depois, pode fazer uma grande roda com as crianças (ou pequenas rodas) e cantar com eles a música.  A seguir, fazer a “Roda de leitura”.

Roda de leitura: É uma atividade interativa (alunos/professor). Nesse momento, o professor deve mostrar o livro e trabalhar com os alunos:

1. Ativação do conhecimento prévio

  • Quem já visitou ou viu algum vídeo sobre um mangue?
  • Quem já visitou ou viu algum vídeo sobre o fundo do mar?
  • Quem mora nos mangues?
  • Que peixes moram no mar?
  • Quem tem peixinho em casa. Falar sobre isso.?

2. Construção de hipóteses

  • Pelo título do livro, vocês acham que ele tratará de quê?
  • Onde se passa a história?
  • Por que o caranguejo não quer viver no mangue?
  • O que terá acontecido a ele?
  • Que outros peixes ou crustáceos aparecerão na história?
  • Como terminará a história?

Ao final da leitura, o professor deverá voltar às perguntas da construção das hipóteses para checar com as respostas dadas pelo livro.

Leitura das imagens

Explorar com os alunos todas as imagens do livro, da capa e do miolo. Conversar sobre tipos de ilustração, cores, importância da ilustração para complementar o sentido do texto. Se possível, mostrar livros com ilustrações de outros ilustradores.

Leitura do texto

Inicialmente, fazer uma leitura oral para os alunos. Depois, explorar o texto com perguntas :

  • Por que o caranguejo fugiu?
  • Por que o caranguejo não gostava do mangue?
  • Como o caranguejo conseguiu escapar?
  • O caranguejo conseguiu realizar o seu sonho? Como?

Levantar com os alunos o vocabulário desconhecido e tentar que eles encontrem o sentido das palavras relacionadas ao tema do livro, por exemplo, mangue, ecossistema, fauna marinha, flora marinha etc.

Atividade extralivro

Programar um tempo para ver com os alunos o filme “Procurando Nemo” e vídeos sobre manguezal.

Produção de texto:

Essa atividade deverá ser pedida com base em um texto motivador (que poderá ser pesquisado) para subsidiar o desenvolvimento da escrita. Por exemplo: “Escolha um peixe ou um crustáceo e faça uma descrição sobre ele”.

Exposição de “adivinhas”:

Também pode ser pedido aos alunos (em grupo) que criem umas adivinhas.  A professora poderá organizar, junto com eles, uma exposição (com cartazes) das “adivinhas” criadas.
 

LIVRO QUE PODE AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- KOVÁCS. Anamaria. Quem mora no mar? Franco Editora.  

 

Vídeos – You tube:

- Caranga do outro lado do manguezal.

- Tchibum TV – Manguezal.

- Caranguejo peixe é – Música.

- Peixes.

• Prazo para postagem:
Veja também