Dani down, um menino legal

R$ 36,00
ou 3 x R$ 12,00
. Comprar  
Autores: André Luís Oliveira e Arnaldo Junior
Ilustradora: Semíramis Paterno

O que tem um abraço de tão especial? Pode ter tudo, se for dado por Dani Down, um menino legal.

 
ISBN: 978-85-7671-329-6
Nº de páginas: 24
Formato: 17x25 cm
Idade: 7 a 8 anos
Coleção: 
 
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: inclusão, afeto, síndrome de Down, alegria.
 
- Observar a capa é muito importante para compreender do que se trata a história, onde ela se passa e com quem. A partir da leitura, observação e percepção da capa, a criança passa a interagir com o livro e a se envolver com o que será narrado.
- Peças às crianças que perguntem aos pais sobre o seu nascimento, a escolha do nome e como era o temperamento quando bebê.
- O que Dani mais gosta é de abraçar. E você, o que mais gosta de fazer?
- A natureza é o melhor recurso para fazer compreender a ideia do respeito às diferenças e a importância que cada ser tem em nossa vida. Leve as crianças para um ambiente de natureza (um jardim, uma horta, um canteiro) e estimule-os a observar as flores ou folhas, suas variedades, formas, texturas, manchas e cores. Após a observação questione às crianças: - elas são iguais ou diferentes? – o que as diferencia? – será que uma folha ou flor é mais importante que a outra? – qual a importância de cada uma delas para a natureza?
- Em outro momento, repita o mesmo processo com as frutas.
- Procure trazer a reflexão para a realidade das crianças. Estimule a observação de suas próprias diferentes características. Em um painel “Diferentes ou iguais” construa com elas as diversidades da turma.
- Monte outro painel “Somos todos especiais”. Coloque fotos das crianças e solicite que elas falem das virtudes, do talento de cada amigo, escrevendo abaixo da foto dele.
- O Dani possui uma síndrome chamada Síndrome de Down que não é uma doença, mas uma condição da pessoa, associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever e deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma. Converse com as crianças a respeito.
- O que é ser especial? Você conhece alguém especial? Quais as dificuldades que uma pessoa especial enfrenta?
 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- RODRIGUES, João. Quer conhecer as diferenças? Franco Editora.
- BORGES, Rose. Tão diferentes! Franco Editora.
 
• Prazo para postagem:
Veja também