Planeta menos

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autora e ilustradora: Ana Maria de Andrade
 
O peixinho Dourado e seus amigos percebem que a terra está ficando pequena para tantas coisas que as pessoas precisam. Com a ajuda das crianças, conseguem ter ideias geniais e transformam o seu modo de viver. Você quer ajudar Dourado e seus amigos? Viaje para o Planeta menos e comece a fazer mais...

 
ISBN: 978-85-76871-190-2
Nº de páginas: 16
Formato: 25x17 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção:
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: desperdício, lixo, consumismo.

Educação Ambiental
Feira do Troca-troca – insira no calendário escolar a “Feira do Troca-Troca”, quando as crianças e as famílias poderão levar objetos, livros, roupas, brinquedos e o que mais desejarem para trocar. A atividade será um estímulo ao melhor aproveitamento de objetos e diminuição do consumo.
Campanha de Doação – estimule as crianças a doarem o que não usam mais ou o que possuem em muita quantidade. A campanha pode ser promovida em várias datas do ano letivo e com diferentes objetivos: brinquedos, roupas, alimentos, livros e outras. As crianças poderão entregar pessoalmente as suas doações a orfanatos, asilos, hospitais e outras instituições sociais.
Horta Ecológica – faça uma horta, em canteiro, caixotes ou garrafas pet suspensas em uma parede ou muro, utilizando como adubo sobras de alimentos e folhas secas. O processo de compostagem mostrará a criança o ciclo natural dos materiais orgânicos e o seu reaproveitamento. Os produtos da horta serão distribuídos às crianças e famílias.
Linguagem
Jornal do Meio Ambiente – promova a pesquisa de notícias e fotografias que mostrem comportamento consumista e montar um jornal mural. As notícias serão debatidas entre as crianças estimulando a reflexão e a busca de solução para os problemas encontrados.
Dicionário da Terra – pesquise no livro palavras relacionadas à natureza, encontre os seus significados e monte o dicionário após o debate. O dicionário poderá ser ilustrado pelas próprias crianças utilizando-se a técnica de origami, recorte e colagem ou outras.
Livro das Ideias – estimule as crianças a darem ideias que irão colaborar para o consumo consciente, diferentes das propostas pelos personagens da história. Relacione as ideias, ilustre e confeccione o livro da turma.
Matemática
Dia da Culinária Verde – promova uma aula de culinária, quando as crianças aprenderão receitas que utilizam sobras de alimentos, como cascas, talos e folhas.  Durante a atividade as crianças aprenderam as medidas em litros, quilos ou outras. A atividade pode se transformar em um livro de receitas feito pelas próprias crianças que será oferecido às mães.
Aprendendo Menos e Mais – promova a aprendizagem da adição e subtração inspirada na proposta e título da história. A criança poderá confeccionar a sua caixa de coleção com elementos da natureza (pedrinhas, conchinhas, folhas, gravetos, sementes) para a elaboração de jogos e a compreensão das operações matemáticas.
Educação Financeira – promova a pesquisa sobre o consumo de água, luz, materiais escolares, produtos de limpeza e outros, com o recolhimento de dados e custos. Após campanha de redução de consumo, por período determinado, compare os resultados e a economia realizada. O dinheiro economizado a partir da campanha poderá ser revertido para a escola em novos brinquedos, jogos, livros ou atividades de interesse da criança.
Artes Plásticas
Oficina ReutilizARTE – confeccione caixas ou cestos nas cores da reciclagem e selecione materiais, criando um “Cantinho da Sucata” em sala de aula ou no ambiente escolar. O material poderá ser usado em diferentes oficinas de artes plásticas, mostrando à criança que é possível transformar a sucata em bonitos objetos e trabalhos artísticos.
De que são feitas as coisas? – promova diferentes oficinas de artes plásticas onde a criança possa ter contato com diversos tipos de matérias-primas (papel, madeira, plástico, vidro, cortiça e outros). A cada oficina a criança será estimulada a pesquisar sobre a origem de cada um dos materiais utilizados e refletir sobre a sua renovação na natureza.
Pintando a Natureza – promova atividade de pintura com tintas fabricadas a partir de elementos naturais (barro, urucum, carvão, beterraba e outros). Após a atividade, poderá ser promovida uma exposição dos quadros confeccionados pelas crianças, aberta a toda comunidade escolar.
 
Corrida da Sucata – confeccione cestos ou caixas nas cores da coleta seletiva e junte a maior quantidade possível de sucata. As crianças serão divididas em duas equipes. Cada equipe receberá um saco de sucata, em quantidades iguais. Ao sinal dado deverão correr até o ponto de coleta seletiva e coloque os materiais nos cestos corretos. Vence a equipe que tiver o maior número de acertos em menor tempo.
Brinquedos de Sucata – crie diferentes brinquedos e jogos utilizando sucata, como por exemplo: boliche com garrafas pet, bolas de meia, bonecas de pano, carrinhos feitos com caixas de papelão, jogo de dama com tampas de garrafas, avião de papel e outros.
Dramatização – dramatize a história, dividindo as tarefas para a confecção de fantasias e cenários, feitos com material reciclável. A peça poderá ser apresentada em um dia especial, com a presença dos pais e de todas as turmas.
 
Banda Verde – confeccione instrumentos musicais utilizando sucata, como por exemplo: tambor, reco-reco, chocalho, clavas ou pau de chuva. Forme a Banda Verde e treine repertório de músicas que “cantem” a natureza.
 
Fale com a autora e envie as fotos dos seus trabalhos:
www.anamariadeandrade.com ana@anamariadeandrade.com
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- ANDRADE, Ana Maria de. Terra-mãe. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria de. Ar doce ar. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria de. Água viva. Franco Editora.
- LOURO. Aline. Reciclarte. Franco Editora.
- ANDRADE. Cheirobom. Brinquedos, inventos e histórias. Franco Editora (para o professor).
• Prazo para postagem:
Veja também