Autora: Liduina Bartholo de Oliveira
Ilustrador: Masanori Ohashy
O Sapo estava desfrutando do conforto da casa da Ciça quando a mãe dela descobre, o arremessa na calçada da casa da Cássia. Quando a amiga chega e vê o Sapo no cesto, atira o cesto para o espaço... então, o Sapo conhece o Sistema Solar. Quando acorda, o Sapo percebe que fez uma grande confusão...
ISBN: 978-85-7671-203-9 |
Nº de páginas: 24 |
Formato: 20x20 cm |
Idade: 6 a 8 anos |
Coleção: |
Temas abordados: sistema solar, alimentação, imaginação, brincadeiras, cultura popular.
- Converse com a turma sobre a aproximação do texto da história com trava-línguas (jogo verbal da cultura popular composto de versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar ou de sílabas formadas com os mesmos sons, dificultando a pronúncia).
- Pesquise trava-línguas no meio familiar, na comunidade, na literatura infantil.
- Liste os nomes das crianças da turma pesquisando em quais aparecem a letra S e quais os sons em cada nome.
- Conforme a faixa etária da turma, instigue a pesquisa de palavras que contenham a letra S no próprio texto da história e trabalhe as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S, assim como as irregularidades ortográficas (SC, SS, Ç).
- Instigue a discussão sobre o sapo: sentimentos que as pessoas têm por esse animal; importância do mesmo para o equilíbrio ambiental.
- Pesquise sobre o sapo, seu habitat, alimentação e ciclo de vida.
- Pesquise com as famílias sobre receitas de sopa e sobre o valor nutricional de legumes (ingredientes geralmente utilizados nas sopas).
- Faça um levantamento dos saberes das crianças: sobre o que sabem sobre planetas, se já ouviram falar deles.
- Promova a interação das crianças com o Globo Terrestre, explorando-o conforme os saberes da turma.
- Do que será que os meninos estavam brincando na história que resultou no que o sapo imaginou ser o sistema solar ao “voar”?.
- Proponha a construção de maquetes ou móbiles representando o sistema solar após pesquisa sobre os planetas.
- Proponha a construção de móbiles, promovendo a interação com obras do artista Alexander Calder.
- Promova também a interação com obras de arte de Tao Sigulda que produziu quadros retratando o universo.
- Ao final da história, o sapo virou notícia internacional. Incentive a pesquisa em jornais e revistas sobre notícias envolvendo animais, as quais podem disparar outros trabalhos.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RODRIGUES, João. Quer conhecer o Universo? Franco Editora.
- ALMEIDA, Hugo Ribeiro de. O gato Agapito. Franco Editora.
- GUSMÃO, Marta e GUSMÃO, Tânia. Ana e o gato. Franco Editora.
- GUSMÃO, Marta e GUSMÃO, Tânia. A pata Pituca. Franco Editora.