A corujinha curiosa

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autora: Maria Elaine Cambraia
Ilustrador: Dam Ferreira


Esta é a história de uma corujinha muito esperta. Belinha adora conhecer tudo à sua volta e experimentar como os outros bichos andam, nadam, se locomovem... Mas sua mãe, que é muito cuidadosa, fica preocupada com que os outros bichos da floresta vão pensar quando virem Belinha correndo como o coelho, nadando como o peixe, pulando como o ... opa! Esta história tem um final curioso. Qual será?

 
ISBN: 978-85-7671-261-9
Nº páginas: 16
Formato: 18x26 cm
Idade: 7 a 9 anos
Coleção: 
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: seres da natureza; imaginação; brincadeiras; meios de transporte.

 

- Belinha era uma coruja filhote e sua mãe tinha muitos cuidados com ela; converse com as crianças sobre suas famílias, os cuidados maternos e paternos, assim como de seus familiares em geral.

- Converse sobre o crescimento do ser humano; solicite que as crianças tragam fotos que possuam de suas fases da vida ou relatos de seus familiares sobre algumas idades das mesmas.

- Proponha que registrem suas lembranças sobre o que viveram até agora (desenhos, textos, recortes, dependendo da idade das crianças da turma).

- A mãe de Belinha a orientava em muitas coisas como: não pegar coisas do chão e não ir para determinado lugar; elenque as orientações que as crianças recebem em seus lares e converse sobre isso; as orientações mudam conforme as idades das crianças. Proponha que pensem sobre isso.

- A mãe de Belinha proibia que ela agisse como os amigos e depois o Corujão a aconselhou a pensar melhor (Ela não perderá sua essência de coruja se experimentar fazer o que outros animais fazem. Ela só está curiosa para saber como seria ser de outro jeito! O importante é que Belinha estará conhecendo o mundo a partir de suas próprias experiências, e isso é muito bom. Só confirmará pra ela como é bom ser do jeitinho que ela é); o que podemos imitar ou aprender com nossos amigos que nos torne melhores?

- Belinha queria participar da competição entre o leão, a lebre, a zebra, o tigre e o macaco com o desafio de chegar primeiro do outro lado da floresta; se Belinha soubesse voar – quem chegaria primeiro se ela participasse da competição? Proponha que as crianças inventem uma história da competição vivida por Belinha.

- Em nossa cultura temos vários meios de transporte (ar, terra e mar) – qual é considerado mais rápido?

- Belinha queria muito brincar imitando os animais que via na floresta – converse com as crianças, elencando suas brincadeiras em casa ou durante os momentos fora da escola; troque experiências dessas brincadeiras entre as crianças; quais brincadeiras podemos aprender com os nossos amigos?

- Converse sobre bullying, solidariedade, respeito, cooperação, colaboração;

- Belinha é uma coruja. Incentive a pesquisa sobre essa ave e outras aves, comparando-as em seus aspectos físicos, hábitos, habitat disparando um trabalho em torno da diversidade humana.

- Proponha registro fotográfico pelas crianças das aves existentes no meio escolar e no bairro.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- GARCEZ, Lucília. Alfinete, o porco-espinho. Franco Editora.

- BARROS, Fátima. As aventuras da Juju. Franco Editora.

 

• Prazo para postagem:
Veja também