ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: ecologia, cadeia alimentar, sobrevivência.
- A história apresenta três colegas de escola que se veem frente a obrigação de fazer um trabalho sobre um tema que desconhecem: Ecologia. O que este tema significa para o grupo? Vocês já discutiram esse assunto?
- A amizade entre os três ficou ainda mais forte durante uma vivência fantástica no mundo encantado. Luzinha ajudou-os a fazerem o trabalho pedido pela escola. Como? De que outra maneira poderiam receber ajuda para fazerem o trabalho?
- No mundo encantado, Luzinha mostrou a Pimpolho, Bebel e Mariana que cada animal só come aquilo necessário a sua sobrevivência. Por que isto é importante? Oportunize uma comparação entre esta história e outro livro da autora: A natureza contra-ataca.
- Incentive a construção de ilustrações exemplificando a relação alimentar entre os animais na história.
- Instigue a pesquisa sobre teias e cadeias alimentares.
- Luzinha mostra às crianças outros exemplos da harmonia no funcionamento da natureza: o papel da água e do sol. Levante o debate sobre a possibilidade de falta de harmonia nessas relações, questionando a intervenção do homem (poluição).
- Quando as crianças conhecem o deserto constatam a existência de um animal que se adapta às condições de vida; promover a pesquisa sobre animais e seus habitats.
- Pimpolho sempre fazia comentários, inventando palavras como: limpuríssima e gostociosa. Incentive um concurso de invenções de palavras partindo de junções de partes de palavras.
- Luzinha, empolgada com o mundo encantado, construía poesias sobre a natureza e citou um poeta: Bandeira (Manuel Bandeira). Propicie a construção de poesias em grupos acerca da temática e incentive a pesquisa sobre as obras do citado poeta.
- O mundo apresentado pela fada Luzinha é chamado de Encantado. Por quê? Será que por que lá existia uma harmonia perfeita na natureza? O ser humano não é visto nele? Isto indica alguma coisa? O nosso mundo real pode ser assim denominado? Por quê? Podemos agir de modo a fazer com que nosso mundo seja harmonioso? Como?
- Incentive a pesquisa em jornais e revistas de exemplos de fatos que ilustram a "falta de harmonia" da natureza, identificando as ações do Homem, interpretando as informações através do estabelecimento de relações de causa e efeito, dependência, sincronicidade e sequência.
- Levantar a discussão sobre as características de um trabalho em grupo, como o feito na história. Instigar a discussão sobre as relações de amizade, colaboração, respeito e valorização das diferenças e habilidades dos colegas.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- ROCHA, Ruth. Azul e lindo planeta Terra, nossa casa. Editora Salamandra.
- GUSMÃO, Marta e BOCHAT, Maria Diva. João e Maria da Amazônia. Franco Editora
- AGUIAR, Maria Alice. A natureza contra-ataca. Franco Editora.