O mundo encantado

R$ 36,00
ou 3 x R$ 12,00
. Comprar  
Autora: Maria Alice Aguiar
Ilustradora: Meri


Se você pensa que Mundo Encantado é um lugar onde moram apenas personagens de contos de fadas, está na hora de rever seus conceitos... Siga a Fada Luzinha e embarque nesta mágica viagem pelo Planeta Terra!

 
ISBN: 978-85-7671-200-8
Nº páginas: 16
Formato: 20x27 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção: 
 


ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: ecologia, cadeia alimentar, sobrevivência.

 

 

- A história apresenta três colegas de escola que se veem frente a obrigação de fazer um trabalho sobre um tema que desconhecem: Ecologia. O que este tema significa para o grupo? Vocês já discutiram esse assunto?

- A amizade entre os três ficou ainda mais forte durante uma vivência fantástica no mundo encantado. Luzinha ajudou-os a fazerem o trabalho pedido pela escola. Como? De que outra maneira poderiam receber ajuda para fazerem o trabalho?

- No mundo encantado, Luzinha mostrou a Pimpolho, Bebel e Mariana que cada animal só come aquilo necessário a sua sobrevivência. Por que isto é importante? Oportunizar uma comparação entre esta história e outro livro da autora: A natureza contra-ataca.

- Incentivar a construção de ilustrações exemplificando a relação alimentar entre os animais na história.

- Instigar a pesquisa sobre teias e cadeias alimentares.

- Luzinha mostra às crianças outros exemplos da harmonia no funcionamento da natureza: o papel da água e do sol. Levantar o debate sobre a possibilidade de falta de harmonia nessas relações, questionando a intervenção do homem (poluição).

- Quando as crianças conhecem o deserto constatam a existência de um animal que se adapta às condições de vida; promover a pesquisa sobre animais e seus habitats.

- Pimpolho sempre fazia comentários, inventando palavras como: limpuríssima e gostociosa. Incentivar um concurso de invenções de palavras partindo de junções de partes de palavras.

- Luzinha, empolgada com o mundo encantado, construía poesias sobre a natureza e citou um poeta: Bandeira (Manuel Bandeira). Propiciar a construção de poesias em grupos acerca da temática e incentivar a pesquisa sobre as obras do citado poeta.a

- O mundo apresentado pela fada Luzinha é chamado de Encantado. Por quê? Será que porque lá existia uma harmonia perfeita na natureza? O ser humano não é visto nele? Isto indica alguma coisa? O nosso mundo real pode ser assim denominado? Por quê? Podemos agir de modo a fazer com que nosso mundo seja harmonioso? Como?

- Incentivar a pesquisa em jornais e revistas de exemplos de fatos que ilustram a "falta de harmonia" da natureza, identificando as ações do Homem, interpretando as informações através do estabelecimento de relações de causa e efeito, dependência, sincronicidade e seqüência.

- Levantar a discussão sobre as características de um trabalho em grupo, como o feito na história. Instigar a discussão sobre as relações de amizade, colaboração, respeito e valorização das diferenças e habilidades dos colegas.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- ROCHA, Ruth. Azul e lindo planeta Terra, nossa casa. Editora Salamandra.

- CARRARO, Fernando. A parábola do planeta azul. Editora FTD.

 

• Prazo para postagem:
Veja também