Mil e uma árvores

R$ 32,00
ou 3 x R$ 10,67
. Comprar  
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrador: Jefferson Galdino

Como nasce uma floresta? Quanto tempo leva para uma floresta crescer? Como se protege uma floresta? Por que é sempre tão maravilhoso entrar numa floresta? Quantas espécies de flores, plantas, árvores, minérios, insetos, pássaros, animais! Quanta vida e quanto mistério habitam uma floresta. É mesmo um esplendor!


 
ISBN:978-85-7671-273-2
Nº páginas: 16
Formato: 24x24 cm
Idade: 5 a 7 anos
Coleção: 



ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: preservação de florestas, meio ambiente.

 

- Converse com os alunos sobre a importância das florestas;

- Para que serve uma árvore? O que ela faz pelo meio ambiente?

- Sugira que as crianças realizem uma pesquisa sobre a nossa floresta mais importante: a floresta Amazônica.

- Confeccione um mural com fotos e gravuras sobre a floresta Amazônica.

- O que é desmatamento?

- Por que as pessoas derrubam as árvores?

- Pesquise o tempo que a floresta necessita para se restabelecer quando acontece o desmatamento.

- Por que a floresta amazônica é considerada o “pulmão da terra”?

- Converse com os alunos sobre os animais que vivem na Amazônia.

- Pesquise sobre as características das mais belas e importantes árvores brasileiras. Ilustre com fotos e gravuras.

- Envie também uma pergunta para casa, para ser respondida em conjunto com os pais: quais espécies de árvore vocês conhecem?

- Oportunize para que as crianças aprendam sobre a influência do clima na formação de florestas.

- Arte com folhas de árvores: montar bichos, bailarinas, colar botões, olhos, lantejoulas

- Organize um dia para o plantio de árvores pela escola (se tiver espaço) ou pelo entorno. Antes, converse com as crianças sobre as etapas do plantio, escolha de mudas e cuidados após

- Se na escola tiver alguma árvore bem grande e frondosa, organizar um “abraço simbólico”.

- Lanche saudável: programe um dia para um lanche debaixo de uma árvore. Estenda uma toalha bem bonita, como as de piquenique e sente-se com a turma. As crianças deverão trazer as frutas de casa, que serão picadas antecipadamente na escola. Todas as crianças deverão provar de todas as frutas. Conte que todas elas nasceram de árvores, como a laranja, na laranjeira...

- De volta à sala de aula, poderão fazer desenhos de árvores frutíferas.

- Confeccione árvores com colagens de tecidos, papéis coloridos picados, folhas secas etc.

 

LIVRO QUE PODE AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- BOECHAT, Maria Diva e GUSMÃO, Marta. João e Maria da Amazônia. Franco Editora.

- ANDRADE, Ana Maria de. Terra-mãe. Franco Editora.

- ANDRADE, Ana Maria de. Planeta menos. Franco Editora.

• Prazo para postagem:
Veja também