Manuella, um história de amor

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora: Maria Alice Aguiar
Ilustradora: Sandra Guarilha

 

As voltas desta história estão presentes nos olhares que se encontram, nas mãos que se tocam e nos pés que rodopiam. "Manuella" mostrará, de forma poética e delicada, que, quando um terceiro dançarino se junta à dança da vida, esta ganha outro ritmo e uma nova emoção.

 
ISBN: 978-85-7671-078-3
Nº páginas: 20
Formato: 24x24 cm
Idade: 7 a 9 anos
Coleção: 



ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Esta é uma história que dá muitas voltas. Elas estão presentes nos olhares que se encontram, nas mãos que se tocam e nos pés que rodopiam de alegria pelo salão. Manuella mostrará, de forma poética e delicada, que, quando um terceiro dançarino se junta à dança da vida, esta ganha outro ritmo e uma nova emoção.


Temas abordados: dança, amor, nascimento, família.

 

- O livro nos conta, de forma poética, a história de uma menina, antes dela existir. Conversar com as crianças sobre as questões apontadas abaixo.

-  A origem (escolha, significado) de seus nomes.

-  A semelhança e diferença entre a forma dos nomes dos pais da menina e da menina - incentivar as crianças leitoras a verificarem se existem semelhanças entre seus nomes e de seus familiares.

-  A diferença e semelhança entre os nomes existentes na família: pais, avós, filhos e netos. Observar se os nomes iguais recebem complementos em seus sobrenomes: pesquisar sobre.

-  A forma como antigamente, no Império, eram marcadas as identificações das famílias.

- Trabalhar com pesquisas de fotos e pinturas que retratem famílias em diversas épocas.

- Provocar a discussão sobre as diversas formações familiares, procurando diluir possíveis preconceitos.

- Discutir com a turma sobre as diversas formas de dança na comunidade e na sociedade em geral, aproveitando o fato de que as personagens da história gostavam de dançar.

- Fazer um levantamento, da turma, das apreciações em dança e organizar momentos em que estas expressões tenham espaço na escola.

- Discutir o significado dado na história sobre o ritmo da dança das personagens.

- Propor a cada criança a construção de um livro com ilustrações próprias - seguindo ou não a estrutura de Manuella-, que conte o seu próprio nascimento ou o nascimento de qualquer outro personagem. Depois, fazer uma exposição dos livros das crianças.

 

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- SILVA, Flávia Lins e. Quero vocês. Franco Editora.
-BORGES,Iris. Você leva pão de queijo hoje, mamãe? Franco Editora.

Veja também